A educação de jovens e adultos trabalhadores no PROEJA: acesso e permanência no CEFET-BA.

Autores

  • Heloisa Pancieri Stoco

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v1i01.351

Resumo

Este estudo analisa a implantação e o desenvolvimento inicial do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, oferecido no Programa de Integração da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – no âmbito da Unidade de Ensino de Eunápolis do então CEFET-BA, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, nos dois anos posteriores à sua instituição pelo Decreto Presidencial nº 5.840, de 2006. Parte-se do estudo do contexto sócio-laboral dos alunos (freqüentes e evadidos) do curso para analisar os fatores que interferem negativamente a retomada e a continuidade dos estudos pelos jovens e adultos trabalhadores. Utiliza-se do Estudo de Caso e da abordagem qualitativa para verificar a amostra intencional investigada. Sob o entendimento do trabalho como princípio educativo, analisa os fundamentos teóricos da relação educação-trabalho, bem como os princípios e objetivos legais do PROEJA. Encontra, na realidade concreta, além dos elementos inicialmente previstos hipoteticamente, outros bastante peculiares que explicam o grande índice de evasão dos alunos no curso. Questiona tópicos salientes e problemáticos verificados pelo estudo e sugere possíveis medidas saneadoras para eles, como a necessária conjunção de ações coordenadas entre as secretarias de educação municipal, estadual e o Ministério da Educação.

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Publicado

2018-01-31

Como Citar

STOCO, . P. A educação de jovens e adultos trabalhadores no PROEJA: acesso e permanência no CEFET-BA. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 45, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v1i01.351. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/351. Acesso em: 22 dez. 2024.