Uma análise da formação de técnicos e extensionsitas rurais no Brasil

Autores

  • Maria Neuza da Silva Oliveira Graduação em Pedagogia, Especialização em Resolução de Conflitos Socioambientais, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável – Gestão e Politica Ambiental, pela Universidade de Brasília-UnB. Atualmente é pesquisadora colaboradora na UnB, Campus Planaltina, Brasília/DF/Brasil
  • Magda E. S. de Faria Wehrmann Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Goiás, mestrado em Économie Agro Alimentaire - Institut Agronomique Méditerranéen de Montpellier e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v4i04.412

Resumo

O presente artigo é parte de uma tese de doutorado intitulada ‘A Formação de Técnicos e Extensionistas Rurais no Contexto do Desenvolvimento Rural Sustentável e da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural’. O capítulo da tese do qual originou este artigo traz um resgate histórico do ensino técnico de nível médio no Brasil, em específico, dos cursos em ciências agrárias. O objetivo foi tecer uma abordagem geral sobre a formação técnica em ciências agrárias, em particular, aquela ofertada na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, para verificar se temáticas relacionadas ao Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) e a atual Politica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) estão sendo abordados nos programas de ensino dos referidos cursos. A metodologia utilizada foi a revisão literária e dados secundários referentes aos temas abordados, bem como uma análise dos curriculos e Projetos Politicos Pedagógicos de alguns destes cursos. O estudo aponta que, no decorrer de sua trajetória, os cursos em ciências agrárias passaram por diversas transformações e que, no momento atual, temas relevantes como o DRS e PNATER ainda não estão sendo contemplados nos programas de ensino. A abordagem e assimilação destes conceitos são imprescindíveis para que, de fato, os futuros profissionais de assistência técnica e extensão possam contribuir com modelos de produção agrícola mais sustentáveis.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

OLIVEIRA, . N. da S.; WEHRMANN, . E. S. de F. Uma análise da formação de técnicos e extensionsitas rurais no Brasil. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 4, n. 04, p. 23, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v4i04.412. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/412. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)