Uma análise da formação de técnicos e extensionsitas rurais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.55847/pindorama.v4i04.412Resumo
O presente artigo é parte de uma tese de doutorado intitulada ‘A Formação de Técnicos e Extensionistas Rurais no Contexto do Desenvolvimento Rural Sustentável e da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural’. O capítulo da tese do qual originou este artigo traz um resgate histórico do ensino técnico de nível médio no Brasil, em específico, dos cursos em ciências agrárias. O objetivo foi tecer uma abordagem geral sobre a formação técnica em ciências agrárias, em particular, aquela ofertada na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, para verificar se temáticas relacionadas ao Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) e a atual Politica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) estão sendo abordados nos programas de ensino dos referidos cursos. A metodologia utilizada foi a revisão literária e dados secundários referentes aos temas abordados, bem como uma análise dos curriculos e Projetos Politicos Pedagógicos de alguns destes cursos. O estudo aponta que, no decorrer de sua trajetória, os cursos em ciências agrárias passaram por diversas transformações e que, no momento atual, temas relevantes como o DRS e PNATER ainda não estão sendo contemplados nos programas de ensino. A abordagem e assimilação destes conceitos são imprescindíveis para que, de fato, os futuros profissionais de assistência técnica e extensão possam contribuir com modelos de produção agrícola mais sustentáveis.