A influência de pó de brita substituindo areia e cimento na argamassa com vistas à produção de telhas

Autores

  • Paola Dias da Silva Aluna do curso Integrado de Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Eunápolis, Bahia, Brasil
  • Everton Jose da Silva Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Eunápolis, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v2i02.590

Resumo

   O elevado consumo de cimento e recursos naturais vem exaustando as reservas minerais e prejudicando o meio ambiente devido à grande produção de gás carbônico (CO2). Assim, novos materiais para a construção civil vêm sendo pesquisados e estudados para possibilitar obras mais sustentáveis e econômicas. Os rejeitos de britagem das rochas ficam estocados nas pedreiras, sem destinação final, o que altera a paisagem e proporciona diversos problemas ambientais. Dessa forma, neste trabalho foram analisadas a substituição de cimento e a areia pelo rejeito de britagem das rochas, conhecidas como pó de brita, para a produção de argamassas visando à produção de telhas. Para a produção das telhas de argamassa, foram usados de cimento Portland V ARI, areia fina, areia média, água e um aditivo impermeabilizante. O proporcionamento dos materiais (traço) foi o mesmo já utilizado pela empresa, porém com a incorporação de pó de brita substituindo na quantidade de cimento. Os resultados obtidos através de ensaios técnica demonstram a viabilidade da utilização de pó de brita para a produção de telhas de argamassa.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

DA SILVA, . D.; DA SILVA, . J. A influência de pó de brita substituindo areia e cimento na argamassa com vistas à produção de telhas. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 14, 2019. DOI: 10.55847/pindorama.v2i02.590. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/590. Acesso em: 25 abr. 2024.