1.
dos Santos MF. INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS: uma análise do Projeto Pedagógico Institucional – PPI do IFBA: O artigo em questão analisa o Projeto Pedagógico Institucional (adiante PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, no sentido de compreender se o referido documento contempla as perspectivas interculturais no ensino e aprendizagem de línguas e em especial da Língua Portuguesa. Para isso, tomamos como referencial teórico as acepções da Linguística Aplicada no que tange sua ocupação com questões de uso da linguagem, preocupando-se com a relação entre linguagem, sociedade e cultura, bem como ensino de línguas. O PPI do IFBA é o documento pedagógico que contém a filosofia de ensino e administrativa do Instituto e foi elaborado e aprovado no ano de 2008 quando a instituição tinha caráter de CEFET, no ano de 2013 o documento entrou em processo de reformulação2 na tentativa de identificar-se ao novo referencial de Instituto. PINDORAMA [nternet]. 5º de fevereiro de 2018 [citado 22º de dezembro de 2024];5(05):23. isponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/418