Ensino remoto:
Uma reformulação nas práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.55847/artifices.v3i1.1073Palavras-chave:
Linguagem, Formação Docente, Ensino RemotoResumo
Este relato de experiência tem como finalidade apresentar discussões referentes aos desafios do ensino híbrido relacionados ao planejamento de atividades remotas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (RP/FACHO). Dessa maneira, o trabalho traz investigações a partir dos seguintes objetivos específicos: pesquisar os impasses e contribuições das ferramentas tecnológicas para o ensino de língua portuguesa; argumentar sobre os percursos da formação inicial docente frente aos recursos digitais; analisar as lacunas na interação virtual que dificultam o ensino e a aprendizagem. Como aporte teórico, utilizamos as palavras de Castro et al. (2015), caracterizando o ensino híbrido e as modalidades virtuais. Além disso, foi utilizado como base as contribuições de Barros et al. (2021) sobre a pandemia de COVID-19 e perspectivas concernentes às práticas educacionais, bem como suas reformulações aplicáveis à realidade social do estudante. Apresentamos Fardo (2013) com a relação entre a gamificação e o processo de ensino-aprendizagem, bem como Souza e Miranda (2020). Os caminhos metodológicos desta produção se baseiam na pesquisa qualitativa, com levantamentos descritivos para nortear as propostas das discussões. Adotamos como objeto de observação os sujeitos envolvidos nas regências do programa, como também o desenvolvimento das aulas, para compreender os resultados das aplicações de plataformas virtuais. Assim, a produção se justifica no aperfeiçoamento da prática educacional, evidenciando que a docência necessita de reformulações didáticas e nos recursos deles para assegurar o conhecimento. Como resultado, observamos que a complementação das ferramentas de gamificação no ensino de língua portuguesa tornou as aulas mais atrativas, com mais interações com os conteúdos propostos.
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