A lógica da perene (contra) reforma
Dinâmica institucional histórica na regulação da educação profissional federal no tempo presente (1993-2018).
DOI:
https://doi.org/10.55847/artifices.v4i1.1093Palavras-chave:
(Contra) reformas do estado. História da educação profissional federal. Institucionalismo histórico.Resumo
O presente estudo investiga a lógica institucional de funcionamento da educação profissional federal brasileira ao longo do período de 1993 a 2018. Para atingir tal intento, recorre-se ao aporte teórico-metodológico do institucionalismo histórico. Utilizou-se como fonte histórica para análise de dados a consulta ao repertório legal da educação profissional que serve como instrumento interpretativo dos conflitos de poder entre os agentes institucionais do setor. A pesquisa elaborada aponta que as mudanças e permanências institucionais dependem dos direcionamentos providos pelos governos em mandato e seus respectivos interesses político-econômicos, e a abordagem do institucionalismo histórico permite compreender criticamente a dinâmica de reformas e contrarreformas em contexto temporal, desvelando assim a lógica institucional do estado burocrático a partir de um de seus campos organizacionais mais prementes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Acadêmica em Humanidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional