A ética no curso técnico em Administração subsequente
repensando a relação interpessoal em uma escola técnica
Palavras-chave:
Educação técnica. Administração. Ética.Resumo
O presente estudo, resultado de uma intervenção pedagógica, tem como objetivo compreender a noção de ética e suas implicações frente aos dilemas de convivência no curso Técnico em Administração Subsequente de uma escola estadual. Para tal, foram feitas observações em uma sala de aula, onde se perceberam alguns dilemas éticos no comportamento dos/as estudantes, o que fez nascer uma intervenção pedagógica. A metodologia deste trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação, pois houve um envolvimento dos sujeitos participantes naquilo que se constitui a própria pesquisa. As lentes teóricas utilizadas para a fundamentação foram os escritos de Adolfo Sánchez Vázquez (2001), Marilena Chauí (2010), Nicola Abbagnano (2017) e Paulo Freire (1996). E os resultados obtidos apontaram para dilemas éticos subsistentes no curso onde houve a intervenção, bem como a necessidade de se discutir a ética, repensando as relações humanas perante a Educação Profissional e Tecnológica e para além dela. Este trabalho contribuiu para a tessitura de uma reflexão sobre a noção de ética a partir de um olhar filosófico e a oportunidade de os sujeitos participantes refletirem sobre o modo como estabeleciam suas relações interpessoais dentro e fora da escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica em Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional