Novos saberes no ensino em Administração

uma sugestão de prática pedagógica decolonial para a educação profissional e tecnológica (EPT)

Autores

  • Marcos Sales Bezerra Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (CE/PPGE/UFES)
  • Dério José Faustino Júnior Instituto Federal do Espírito Santo/IFES

Palavras-chave:

Administração. Prática Pedagógica. Diversidade.

Resumo

Este estudo qualitativo investigou os desafios da articulação teórica do tema Diversidade Étnico-Racial na modalidade EPT no eixo Gestão e Negócios. E sugere aos professores de Administração uma Sequência Didática Pedagógica Decolonial (SDPD), dispositivo pedagógico para pensar-intervir de modo crítico-decolonial na hierarquização racial no mundo do trabalho. Os dados da pesquisa documental indicam que a redução do tema no currículo da formação inicial dos professores pode gerar desatentos encontros teóricos com a temática, sendo este um dos efeitos do racismo. Com o recomendado dispositivo, almeja-se que a familiarização das leituras emancipadoras, não incluídas no currículo percurso formativo implicado pelo epistemicídio teórico. E apreensão dos desafios enfrentados por diferentes grupos raciais dentro e fora das organizações de trabalho. Este estudo contribui para a literatura da Diversidade na Administração, amplia o fazer organizacional mais humanizado e contribui a repensar a prática pedagógica do ensino da Administração comprometido com a luta antirracista.

Biografia do Autor

Marcos Sales Bezerra, Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (CE/PPGE/UFES)

Doutorando em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Administração, Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Raça, Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Práticas Pedagógicas para  Educação Profissional Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo. Aperfeiçoamento e Gestão da Cultura, Instituto Federal do Espírito Santo. Graduado em Administração, Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0556312454578603.

Dério José Faustino Júnior, Instituto Federal do Espírito Santo/IFES

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na linha de Organizações e Trabalho. Pós-Graduando em Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) - Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG - Campus Bambuí). Especialista em Gestão em Logística pela Faculdade Única; Especialista em Administração de Empresas pela Fundação de Assistência e Educação - FAESA; e Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade - FUCAPE Business School. Bacharel em Administração - Faculdade São Geraldo; e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda - Fundação de Assistência e Educação (FAESA). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). 

Downloads

Publicado

2024-12-18