Novos saberes no ensino em Administração
uma sugestão de prática pedagógica decolonial para a educação profissional e tecnológica (EPT)
Palavras-chave:
Administração. Prática Pedagógica. Diversidade.Resumo
Este estudo qualitativo investigou os desafios da articulação teórica do tema Diversidade Étnico-Racial na modalidade EPT no eixo Gestão e Negócios. E sugere aos professores de Administração uma Sequência Didática Pedagógica Decolonial (SDPD), dispositivo pedagógico para pensar-intervir de modo crítico-decolonial na hierarquização racial no mundo do trabalho. Os dados da pesquisa documental indicam que a redução do tema no currículo da formação inicial dos professores pode gerar desatentos encontros teóricos com a temática, sendo este um dos efeitos do racismo. Com o recomendado dispositivo, almeja-se que a familiarização das leituras emancipadoras, não incluídas no currículo percurso formativo implicado pelo epistemicídio teórico. E apreensão dos desafios enfrentados por diferentes grupos raciais dentro e fora das organizações de trabalho. Este estudo contribui para a literatura da Diversidade na Administração, amplia o fazer organizacional mais humanizado e contribui a repensar a prática pedagógica do ensino da Administração comprometido com a luta antirracista.
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