Qual o papel das Ciências Humanas para a leitura literária de romances em cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional?

Ponto de vista de professores de Língua Portuguesa e de estudantes do IFBA

Autores

  • Dayb Manuela Oliveira dos Santos Instituto Federal da Bahia/ IFBA

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado; Leitura de romances; Ciências Humanas.

Resumo

Neste artigo, interrogamos o papel das Ciências Humanas para a leitura literária de romances em cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Brasil, mais especificamente no IFBA. Para isto, apresentamos alguns dos resultados de pesquisa de doutorado, de natureza qualitativa, com fins descritivos e compreensivos, realizada na Universidade de Montpellier, na França. A coleta de dados inclui entrevistas com professores de Língua Portuguesa (11) e com estudantes (10) de três campi do IFBA. Os resultados apresentados interpelam a importância do currículo integrado e as possíveis consequências de uma implementação da reforma do ensino médio de 2017 neste contexto.

Downloads

Publicado

2024-12-18