Círculo do Amor:

Projeto de intervenção psicossocial em escolas no contexto pós-enchentes no Rio Grande Do Sul

Autores

  • Henrique Streit Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mariane Gehlen Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rossana Gueller Ruschel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Desafios Climáticos, Pedagogia de Emergência, Círculos em Movimento

Resumo

A pesquisa trata de um projeto de intervenção psicossocial a ser aplicado em escolas em um contexto pós desastres socioambientais, baseando-se nos estudos de Pedagogia de Emergência e Círculos em Movimento. O objetivo é apresentar a estruturação de um projeto para possíveis respostas a situações adversas em contextos pós catástrofes em instituições de ensino. Como podemos pensar em um projeto de intervenção psicossocial que responda às necessidades psicopedagógicas em escolas no contexto pós-catástrofe ambiental? O referencial teórico é o programa Círculos em Movimento e os estudos da Pedagogia de Emergência, principalmente presentes na obra “Guia de organização e ação para intervenções com a Pedagogia de Emergência em regiões de conflitos e catástrofes", de Bernd Ruf. Primeiramente, contextualiza-se as enchentes no Rio Grande do Sul e suas consequências para as escolas da região. Após, apresenta-se o programa Círculos em Movimento, sua relevância e aplicabilidade escolar. Em sequência, descreve-se o que é a Pedagogia de Emergência, sua história e principais conceitos. Por fim, elabora-se o projeto Círculo do Amor e sua possível aplicação. O projeto alinha-se ao 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): “Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz”. Possui atualidade para as necessidades cada vez mais presentes no contexto mundial, tendo em vista as mudanças climáticas e seus impactos na comunidade escolar.

Biografia do Autor

Henrique Streit, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado no curso de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) junho de 2018 até dezembro 2024, e bolsista CNPq (PIBIC) abril de 2022 até dezembro 2024. Mestrando no curso de Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) março de 2025 até o momento. Membro do grupo de pesquisa Filosofia e Interdisciplinaridade, com estudos no campo da Psicologia Social e Institucional e abordagens multidisciplinares. Publicação em destaque: "O trabalho no processo de dominação psicossocial, durante a ditadura civil-militar (1969-1979), a partir da biopolítica de Foucault", publicada em 16 de março de 2023, pela Revista Opinião Filosófica (https://opiniaofilosofica.org/index.php/opiniaofilosofica/article/view/1097).

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Publicado

2025-12-16