Círculo do Amor:
Projeto de intervenção psicossocial em escolas no contexto pós-enchentes no Rio Grande Do Sul
Palavras-chave:
Desafios Climáticos, Pedagogia de Emergência, Círculos em MovimentoResumo
A pesquisa trata de um projeto de intervenção psicossocial a ser aplicado em escolas em um contexto pós desastres socioambientais, baseando-se nos estudos de Pedagogia de Emergência e Círculos em Movimento. O objetivo é apresentar a estruturação de um projeto para possíveis respostas a situações adversas em contextos pós catástrofes em instituições de ensino. Como podemos pensar em um projeto de intervenção psicossocial que responda às necessidades psicopedagógicas em escolas no contexto pós-catástrofe ambiental? O referencial teórico é o programa Círculos em Movimento e os estudos da Pedagogia de Emergência, principalmente presentes na obra “Guia de organização e ação para intervenções com a Pedagogia de Emergência em regiões de conflitos e catástrofes", de Bernd Ruf. Primeiramente, contextualiza-se as enchentes no Rio Grande do Sul e suas consequências para as escolas da região. Após, apresenta-se o programa Círculos em Movimento, sua relevância e aplicabilidade escolar. Em sequência, descreve-se o que é a Pedagogia de Emergência, sua história e principais conceitos. Por fim, elabora-se o projeto Círculo do Amor e sua possível aplicação. O projeto alinha-se ao 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): “Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz”. Possui atualidade para as necessidades cada vez mais presentes no contexto mundial, tendo em vista as mudanças climáticas e seus impactos na comunidade escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Acadêmica em Humanidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional