A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA CONTEMPORANEIDADE
DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA E LIVRE
DOI:
https://doi.org/10.55847/artifices.v2i2.951Palavras-chave:
educação libertadora; dialogicidade; vivências de conteúdos.Resumo
Esse trabalho pretende apresentar uma perspectiva a respeito da educação brasileira a partir de conceitos chave que estão presentes no pensamento do brasileiro Paulo Freire; além de propor a valorização do ensino de filosofia em todos os níveis de escolarização, entendendo-a como essencial para a valorização e o desenvolvimento das escolas públicas, gratuitas e de qualidade. O mesmo possui o objetivo de fazer seus leitores e leitoras refletirem criticamente sobre a educação que se tem na contemporaneidade e a que se almeja alcançar. Para isso, o método será estritamente bibliográfico com relatos de experiências desenvolvidas a partir do projeto de extensão elaborado no CEFET/ RJ, campi Valença. Esse que surgiu em um momento pandêmico de 2020 com fortes questionamentos, mas que resultou em encontros prazerosos para a discussão dos diferentes temas. Conclui-se, a necessidade da aproximação educando-educador e do conteúdo das disciplinas fazerem parte da vivência dos envolvidos no processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Acadêmica em Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional