METODOLOGIAS ATIVAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES: UTILIZAÇÃO DO PEER INSTRUCTION E PBL

Autores

  • Rayana Ribeiro Bonfanti IFBA Campus Porto Seguro
  • Josualdo Dias IFBA - Campus Porto Seguro

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, PBL, Montagem e Manutenção de Computado­res, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O ensino exclusivamente por transmissão ainda se faz presente nas escolas, e o reflexo disso é a insatisfação e desinteresse dos estudantes. Assim, a aplicação de metodologias ativas pode contribuir para esse ensino e aprendiza­gem. Logo, este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da utilização do Peer Instruction e PBL (Problem Based Learing ) a partir de uma atividade no componente curricular de Montagem e Manutenção de Computadores, rea­lizada em uma turma de ensino médio do curso Técnico em Informática, com intuito de motivar o aprendizado, a autonomia, o estimulo ao raciocínio lógico e tornar o discente reflexivo. Nas análises dos dados, percebem-se benefícios como a motivação, autonomia, socialização e comunicação na solução do pro­blema.

Downloads

Publicado

2025-11-24 — Atualizado em 2025-11-24

Versões