EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GALEÃO - CAIRU/BA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA

Autores

  • Aline Santos dos Santos Universidade Federal do Recôncavo (UFRB)
  • Eliana Santa Inês Colégio Municipal Professor Humberto Carlos Barbosa Ribeiro
  • Edvan Araújo dos Passos Colégio Municipal Professor Humberto Carlos Barbosa Ribeiro
  • Islana dos Santos de Jesus Colégio Municipal Professor Humberto Carlos Barbosa Ribeiro

Resumo

O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de jovens do ensino fundamental II anos finais do 9º ano com a temática dos resíduos sólidos e sua relação com a comunidade do Galeão. Para isso, os estudantes tiveram aulas teóricas nas disciplinas de Ciências, Geografia e Português, as quais trabalharam o mesmo tema integrador: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas (EF89CICABA17). Proposto pelo Documento Curricular Referencial de Cairu – DCRC, relacionado a problemas ambientais locais e globais. Além disso, os alunos tiveram aula prática com roteiro para conhecer e/ou reconhecer o local de deposição do lixo da comunidade do Galeão e as potencialidades empreendedora com a reutilização de óleo de cozinha na confecção de sabão em barra, detergente líquido e outros produtos de limpeza. Os alunos conheceram a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as responsabilidades dos seguimentos sociais e políticos, eles também refletiram sobre os impactos ambientais do lixão na comunidade, em especial para o riacho do Caticanga e ficaram surpresos com reutilização de óleo de cozinha para a produção de sabão por mulheres da comunidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Resíduos sólidos; Ensino Fundamental.

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Publicado

2025-11-24 — Atualizado em 2025-11-24

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