ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DA INFORMÁTICA BÁSICA: PROPOSTA PARA AS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFBA/VALENÇA

Autores

  • José Vandeson Araújo de Oliveira IFBA
  • Eliete da Silva Barros IFBA

Palavras-chave:

estratégias lúdicas; ensino médio integrado; metodologias ativas

Resumo

Este trabalho aborda o desafio de ensinar, destacando a importância de estratégias que promovam a aprendizagem de qualidade, especialmente no ensino médio, por meio de metodologias ativas e lúdicas. Fundamentado na pesquisa inscrita no Edital nº 16/2021/PRPGI, o estudo propõe o uso de atividades lúdicas para o ensino de conteúdos de Informática Básica aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado do IFBA/Valença, com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais significativo, motivador e participativo. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, envolvendo a construção, validação e aplicação de jogos educativos, como um quebra-cabeça de fórmulas do LibreOffice Calc e o jogo Batalha Naval, adaptados para facilitar a compreensão de conceitos relacionados a planilhas eletrônicas. Os resultados indicam que as atividades lúdicas favoreceram a compreensão dos conteúdos, despertaram interesse e promoveram maior engajamento dos estudantes, corroborando teorias de Piaget, Vygotsky, Papert e Freire. Conclui-se que o uso de jogos educativos é uma estratégia eficaz para o ensino de Informática Básica, contribuindo para uma aprendizagem mais ativa, autônoma e prazerosa. Recomenda-se a ampliação dessas práticas e a realização de avaliações diagnósticas para aprimorar os resultados futuros.

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Publicado

2025-11-24 — Atualizado em 2025-11-24

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