QUENTE OU FRIO? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Amanda Lima UFRB
  • Eider Souza UFRB

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre uma atividade desenvolvida por residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do curso de Licenciatura em Física, em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando os conceitos de calor e temperatura. Para aprimorar o ensino e a
aprendizagem, foram realizadas atividades experimentais sob a orientação do professor preceptor na escola-campo de atuação. As atividades ocorreram em uma turma da EJA, Tempo Formativo III, Etapa VI (1ª e 2ª Série), turma B, em uma escola estadual localizada em Amargosa, Bahia. Os conhecimentos prévios dos estudantes foram resgatados e utilizados como base para a estruturação dos saberes. A partir dos conteúdos previamente sistematizados pelo professor preceptor, foi realizada uma contextualização com a realidade dos alunos, proporcionando um ambiente favorável para o desenvolvimento da aprendizagem. Além disso, ocorreram momentos imprescindíveis para a produção da atividade descrita neste trabalho, os quais iniciou-se com uma entrevista ao diretor da escola-campo de atuação da PRP da Física, e aos estudantes da EJA. A realização da atividade evidencia que a parceria entre a universidade e a escola-campo contribui para a construção de um ambiente profissional enriquecedor, fortalecendo a formação inicial de futuros professores de Física.

Downloads

Publicado

2025-11-24 — Atualizado em 2025-11-24

Versões