Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio <p>A Revista <strong><em>Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação</em></strong> é um periódico de fluxo contínuo que abre possibilidades para a publicação de textos acadêmicos e de natureza artístico-literária. Isso significa que suas edições têm como objetivo promover a divulgação da produção científica de pesquisadores seniores, jovens pesquisadores, artistas e escritores, recepcionando artigos, resenhas, relatos de experiência, poemas, crônicas e contos. <strong>Nascida em 2015 como <em>Caleidoscópio: outro olhar sobre o lugar</em></strong>, a revista surgiu no âmbito de um projeto de Educação Científica, como uma possibilidade de publicação para jovens pesquisadores da Educação Básica. Hoje, ampliada, a Caleidoscópio é a materialização desses múltiplos olhares que a sociedade deve ter para a educação e para todas as possibilidades que ela permite.</p> <p> </p> <p><strong>Periódicidade</strong>: fluxo contínuo</p> <p><strong>Prefixo DOI:</strong> 10.55847</p> <p><strong>Editor Chefe</strong>: Rosângela Patrícia de Sousa Moreira </p> <div class="affiliation"><strong>Contato:</strong> caleidoscopio.val@ifba.edu.br</div> <p>Caleidoscópio: Múltiplos olhares sobre a educação<br />IFBA - campus Valença<br />Rua Vereador Romeu Agrário Martins, s/n, <br />Bairro do Tento, Valença - Bahia.</p> <p>CEP: 45.400-000 <br /><br /></p> pt-BR caleidoscopio.val@ifba.edu.br (Rosângela Patrícia de Sousa Moreira) caleidoscopio.val@ifba.edu.br (Ismael Santos Rastelli) Mon, 24 Nov 2025 10:52:40 +0000 OJS 3.3.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente Nov/2025 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1297 Patricia Moreira Copyright (c) 2025 Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1297 Mon, 24 Nov 2025 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GALEÃO - CAIRU/BA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1261 <p>O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de jovens do ensino fundamental II anos finais do 9º ano com a temática dos resíduos sólidos e sua relação com a comunidade do Galeão. Para isso, os estudantes tiveram aulas teóricas nas disciplinas de Ciências, Geografia e Português, as quais trabalharam o mesmo tema integrador: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas (EF89CICABA17). Proposto pelo Documento Curricular Referencial de Cairu – DCRC, relacionado a problemas ambientais locais e globais. Além disso, os alunos tiveram aula prática com roteiro para conhecer e/ou reconhecer o local de deposição do lixo da comunidade do Galeão e as potencialidades empreendedora com a reutilização de óleo de cozinha na confecção de sabão em barra, detergente líquido e outros produtos de limpeza. Os alunos conheceram a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as responsabilidades dos seguimentos sociais e políticos, eles também refletiram sobre os impactos ambientais do lixão na comunidade, em especial para o riacho do Caticanga e ficaram surpresos com reutilização de óleo de cozinha para a produção de sabão por mulheres da comunidade.</p> <p>&nbsp;</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Resíduos sólidos; Ensino Fundamental.</p> Aline Santos dos Santos, Eliana Santa Inês, Edvan Araújo dos Passos, Islana dos Santos de Jesus Copyright (c) 2025 Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1261 Mon, 24 Nov 2025 00:00:00 +0000 QUENTE OU FRIO? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1271 <p>O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre uma atividade desenvolvida por residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do curso de Licenciatura em Física, em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando os conceitos de calor e temperatura. Para aprimorar o ensino e a <br />aprendizagem, foram realizadas atividades experimentais sob a orientação do professor preceptor na escola-campo de atuação. As atividades ocorreram em uma turma da EJA, Tempo Formativo III, Etapa VI (1ª e 2ª Série), turma B, em uma escola estadual localizada em Amargosa, Bahia. Os conhecimentos prévios dos estudantes foram resgatados e utilizados como base para a estruturação dos saberes. A partir dos conteúdos previamente sistematizados pelo professor preceptor, foi realizada uma contextualização com a realidade dos alunos, proporcionando um ambiente favorável para o desenvolvimento da aprendizagem. Além disso, ocorreram momentos imprescindíveis para a produção da atividade descrita neste trabalho, os quais iniciou-se com uma entrevista ao diretor da escola-campo de atuação da PRP da Física, e aos estudantes da EJA. A realização da atividade evidencia que a parceria entre a universidade e a escola-campo contribui para a construção de um ambiente profissional enriquecedor, fortalecendo a formação inicial de futuros professores de Física.</p> Amanda Lima, Eider Souza Copyright (c) 2025 Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1271 Mon, 24 Nov 2025 00:00:00 +0000 Editorial Nov/2025 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1293 Patricia Moreira Copyright (c) 2025 Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1293 Mon, 24 Nov 2025 00:00:00 +0000 GÊNERO, RAÇA E SUBJETIVIDADES REBELDES: REFLEXÕES ACERCA DE UMA AÇÃO CONTRACOLONIAL NA ESCOLA PÚBLICA https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1260 <p>Este trabalho apresenta reflexões acerca da ação pedagógica intitulada “Gênero, raça e subjetividades rebeldes no meu projeto de vida”, desenvolvida no componente Projeto de Vida, em turmas de 1º ano do Ensino Médio, no Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, localizado na cidade de Serrinha/BA, cujo objetivo foi refletir sobre a importância do envolvimento das juventudes no combate a violência de gênero e raça ao ponderar sobre seus impactos na construção dos seus projetos de vida. Metodologicamente, essa ação foi desenvolvida no formato de oficina organizada em etapas interdependentes: discussão teórica, produção textual/artística e culminação em forma de saraus. No que concerne aos preceitos que abalizam a produção científica, esse estudo trata-se de um relato de experiência classificado como um tipo de pesquisa descritiva. Nesse sentido, para descrever e analisar as experiências vividas faz-se necessário fundamentos teóricos, desse modo, recorremos a epistemologias feministas, negras e contracoloniais. Como resultado desse empenho pedagógico, constatamos que o rendimento positivo dessa ação está diretamente relacionado com o entrelaçamento de discussões complexas e multifacetadas com as linguagens e manifestações das juventudes. Essa ação pedagógica ao se posicionar contrária ao colonialismo aponta caminhos que possibilitam fazer do componente Projeto de Vida e da escola pública, independente da modalidade de ensino, um território de rebeldias antirracista, antimachista, defensora das diferentes formas de viver o gênero, comprometida com as juventudes de hoje e suas cosmovisões de mundo a fim de fomentar a construção de um amanhã contracolonial.</p> Aleí dos Santos Lima, Elizeu Clementino de Souza Copyright (c) 2025 Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1260 Tue, 25 Nov 2025 00:00:00 +0000 TRABALHO E SAÚDE DAS PROFESSORAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA MARXISTA https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1255 <p align="justify"><span style="font-size: small;">O artigo analisa as condições de trabalho e os impactos na saúde das professoras do Estado do Rio de Janeiro, a partir da ótica marxista. O estudo sustenta que a precarização do trabalho docente é um fenômeno estruturado pelas relações de gênero e de classe. A metodologia envolve uma abordagem qualitativa, baseada em análise bibliográfica, além de dados empíricos da pesquisa “Trabalho e Saúde de Professoras e Professores no Estado do Rio de Janeiro”, realizada pelo LIEPE (Laboratório de Investigações em Estado, Poder e Educação) que evidenciam a tripla jornada de trabalho vivenciada por essas profissionais – composta pelo trabalho remunerado na escola, pelo trabalho doméstico não remunerado e pelo cuidado familiar. Sob o marco teórico do materialismo histórico, argumenta-se que a divisão sexual do trabalho é fundamental para a reprodução da força de trabalho no capitalismo, naturalizando a desvalorização salarial e as más condições do exercício da profissão, associadas a habilidades consideradas "femininas". Os resultados apontam para um quadro severo de adoecimento físico e mental, incluindo a Síndrome de Burnout, distúrbios osteomusculares e problemas psicológicos, agravados pelo contexto de desigualdade social. Certo é que a saúde das professoras é deteriorada pela interseccionalidade entre a exploração de classe e a opressão de gênero, demandando, portanto, soluções que combatam ambas as dimensões.</span></p> Mônica do Nascimento Tavares, André Luís Barbosa Estolano da Silveira Copyright (c) 2025 Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1255 Mon, 24 Nov 2025 00:00:00 +0000 ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DA INFORMÁTICA BÁSICA: PROPOSTA PARA AS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFBA/VALENÇA https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1265 <p>Este trabalho aborda o desafio de ensinar, destacando a importância de estratégias que promovam a aprendizagem de qualidade, especialmente no ensino médio, por meio de metodologias ativas e lúdicas. Fundamentado na pesquisa inscrita no Edital nº 16/2021/PRPGI, o estudo propõe o uso de atividades lúdicas para o ensino de conteúdos de Informática Básica aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado do IFBA/Valença, com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais significativo, motivador e participativo. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, envolvendo a construção, validação e aplicação de jogos educativos, como um quebra-cabeça de fórmulas do LibreOffice Calc e o jogo Batalha Naval, adaptados para facilitar a compreensão de conceitos relacionados a planilhas eletrônicas. Os resultados indicam que as atividades lúdicas favoreceram a compreensão dos conteúdos, despertaram interesse e promoveram maior engajamento dos estudantes, corroborando teorias de Piaget, Vygotsky, Papert e Freire. Conclui-se que o uso de jogos educativos é uma estratégia eficaz para o ensino de Informática Básica, contribuindo para uma aprendizagem mais ativa, autônoma e prazerosa. Recomenda-se a ampliação dessas práticas e a realização de avaliações diagnósticas para aprimorar os resultados futuros.</p> José Vandeson Araújo de Oliveira, Eliete da Silva Barros Copyright (c) 2025 Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1265 Mon, 24 Nov 2025 00:00:00 +0000 METODOLOGIAS ATIVAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES: UTILIZAÇÃO DO PEER INSTRUCTION E PBL https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1256 <p>O ensino exclusivamente por transmissão ainda se faz presente nas escolas, e o reflexo disso é a insatisfação e desinteresse dos estudantes. Assim, a aplicação de metodologias ativas pode contribuir para esse ensino e aprendiza­gem. Logo, este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da utilização do Peer Instruction e PBL (Problem Based Learing ) a partir de uma atividade no componente curricular de Montagem e Manutenção de Computadores, rea­lizada em uma turma de ensino médio do curso Técnico em Informática, com intuito de motivar o aprendizado, a autonomia, o estimulo ao raciocínio lógico e tornar o discente reflexivo. Nas análises dos dados, percebem-se benefícios como a motivação, autonomia, socialização e comunicação na solução do pro­blema.</p> Rayana Ribeiro Bonfanti, Josualdo Dias Copyright (c) 2025 Caleidoscópio: múltiplos olhares sobre a educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://publicacoes.ifba.edu.br/caleidoscopio/article/view/1256 Mon, 24 Nov 2025 00:00:00 +0000