Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Enlaces - Revista de Estudos Linguísticos e Literários é uma publicação digital vinculada ao grupo de pesquisa ELiPor - Estudos da Língua Portuguesa: descrição e ensino, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. O periódico busca reunir textos inéditos, sejam eles artigos ou resenhas, na área de Linguística e Literatura, especialmente nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, que contemplem as suas diferentes dimensões de análise: descrição linguística, estudos literários, ensino, interfaces interdisciplinares etc.

 

 

Políticas de Seção

  • Artigos: Submissões abertas, indexados e avaliados pelos pares.

  • Resenhas: Submissões abertas, indexadas e avaliadas pelos pares

 

 

Sobre pagamento 

A Enlaces não cobra qualquer tipo de taxa de processamento de artigo (APC - Article Processing Charge) para os textos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. Todas as publicações são totalmente gratuitas e de acesso aberto e gratuito.

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os originais submetidos à revista passarão, inicialmente, por uma triagem realizada pelos seus editores, a fim de verificar a sua adequação ao escopo e às normas editoriais. Em seguida, os textos serão encaminhados para a avaliação duplo-cega com dois pareceristas ad hoc, os quais terão uma semana para aceitação da avaliação e, se for o caso, quinze dias para emitir o parecer. Havendo divergências entre os pareceristas, o texto será encaminhado para um terceiro avaliador, para desempate. Caso seja apontada, pelos avaliadores, a necessidade de correções, o texto retornará para seu respectivo autor, o qual terá quinze dias para implementá-las e reenviá-lo à revista, quando os editores farão uma reavaliação. Em caso favorável, o texto será enviado para a revisão textual e, em seguida, para a fila de publicação. (Consulte aqui os critérios avaliativos).

 

 

Políticas antiplágio

Todas as submissões realizadas à Enlaces passam por uma análise de plágio através do software CopySpider (cf. www.copyspider.com.br) antes de seu encaminhamento para avaliação por pares duplo cega. Uma vez detectado plágio, o artigo é rejeito e seu autor notificado. Uma vez encaminhado para a avaliação, o artigo é mais uma vez analisado quanto ao plágio através dos avaliadores ad hoc, que fazem uso de diversos recursos, inclusive de buscadores online como o Google. Se no processo de avaliação o plágio também é identificado (ou seja, não foi detectado pelo programa, mas por especialistas da área), o artigo também é rejeitado, sendo seu autor notificado quanto ao motivo. Uma vez publicado e, ainda assim, algum leitor identifica o plágio, comunicando imediatamente ao editor-chefe, este encaminha para análise do Comitê Editorial o qual tomará a decisão quanto à manutenção da publicação ou não, de acordo com os resultados da análise.

 

 

Periodicidade

Enlaces - Revista de Estudos Linguísticos e Literários é um periódico anual com publicação contínua, podendo ocorrer, em caráter excepcional, uma edição especial/dossiê temático por semestre.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

Arquivamento

A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU - General Public License.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Para saber mais, acesse o site do ´órgão: www.lockss.org/about.