SELEÇÃO DE REVISOR(A) DE TEXTO

08-05-2021
EDITAL N.º 01, DE 08 DE MAIO DE 2021 (Retificado em 27/05/2021)

 

O CONSELHO EDITORIAL da ENLACES - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS torna pública a abertura de seleção para exercer a função de Revisor(a) de Texto deste periódico. O período de inscrição será de 10 a 20 de maio de 2020. Ressalta-se que essa função não será remunerada (voluntário/a), contudo o(a) revisor(a) integrará o Conselho Editorial da revista por pelo menos seis meses a partir do resultado final desta seleção, podendo permanecer por período indeterminado de acordo com as decisões do atual Conselho Editorial ou por acordo mútuo, de interesses de ambas as partes. O(A) revisor(a) receberá uma declaração para comprovação da função exercida durante o tempo de permanência no desenvolvimento da função objeto desta chamada.

 

1 DOS OBJETIVOS

1.1 O presente processo seletivo visa a abertura de vagas para compor o Conselho Editorial da Enlaces - Revista de Estudos Linguísticos e Literários, para exercer as seguintes funções/vagas:

a) 03 (três) vagas para a função de Revisor(a) de Texto em Língua Portuguesa;
b) 01 (uma) vaga para a função de Revisor(a) de Texto em Língua Inglesa.

 

2 DAS ATRIBUIÇÕES

2.1 Os(As) Revisores(as) de Texto em Língua Portuguesa selecionados(as) irão revisar os texto aprovados para publicação na Enlaces de acordo com as normas da revista e adequações à norma culta da língua portuguesa;

2.2 O(A) Revisor(a) de Texto em Língua Inglesa irá revisar os resumos dos textos aprovados, bem como os texto aprovados em língua inglesa, para publicação na Enlaces de acordo com as normas da revista e adequações à norma culta da língua inglesa.

 

3 DOS REQUISITOS

3.1 Os(As) candidatos(as) para a função de Revisor(a) de Texto deverão estar matriculados(as) regularmente ou já serem Graduados em:

a) Letras/Português ou equivalente: para a função de Revisor(a) de Texto em Língua Portuguesa;
b) Letras/Inglês ou equivalente: para a função de Revisor(a) de Texto em Língua Inglesa.

3.2 Não será exigida experiência prévia, pois o Conselho Editorial da Enlaces acredita ser esta uma oportunidade para a aquisição de experiência.

 

4 DAS INSCRIÇÕES

4.1 O período de inscrições será entre os dias 10 e 20 de maio de 2021;

4.2As inscrições serão realizadas através do formulário eletrônico https://forms.gle/GiHSLCSayhunZpZn9, através do qual serão exigidos:

a) Comprovante de matrícula ou de conclusão de curso de Graduação previsto no item 3 deste edital;
b) Currículo Lattes atualizado (informar apenas o link);
c) Justificativa do interesse em atuar como revisor(a) de texto da revista Enlaces. A justificativa deverá ser escrita na língua objeto da seleção: Língua Portuguesa ou Língua Inglesa.

 

5 DO PROCESSO SELETIVO

5.1 O processo seletivo para a função de Revisor(a) de Texto da revista Enlaces compreenderá:

a) Etapa 1: Análise curricular, com relevância para as atividades acadêmicas, tais como: participação em eventos científicos com e sem apresentação de trabalhos, participação em projetos de pesquisa, publicações científicas etc.;
b) Etapa 2: Análise da justificativa, atentando-se para as intenções dos(as) proponentes, bem como para o alinhamento da escrita às normas cultas das línguas-objeto da seleção: português ou inglês;
c) Etapa 3: Entrevista online com membros do atual Conselho Editorial e/ou membros do Conselho Científico entre os dias 26 e 31 de maio de 2021 em cronograma a ser informado nesta página.

5.2 Todas as etapas da seleção descritas anteriormente são classificatórias;

5.3 O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 01 de junho de 2021 na página da Revista Enlaces.

 

6 DOS CASOS OMISSOS

6.1 Os casos omissos que, porventura, possam existir serão tratados pelo atual Conselho Editorial da Enlaces - Revista de Estudos Linguísticos e Literários e as decisões serão comunicadas aos(às) candidatos(as) que manifestaram os questionamentos.

 

Valter de Carvalho Dias
Editor-Chefe

 

ANEXO 1
CRONOGRAMA DA SELEÇÃO 

Publicação do Edital nº. 1

8/05/2021

Período de inscrição.

10 a 20/05/2021

Análises curricular e justificativa.

21 a 24/05/2021

Divulgação do cronograma de entrevistas.

25/05/2021

Realização das entrevistas.

26 a 31/05/2021

Divulgação do resultado preliminar.

27/05/2021

Interposição de recurso.

27 e 28/05/2021

Resultado final

29/05/2021