O PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS E AS DIFICULDADES EM INTEGRÁ-LAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Ana Paula Florêncio Ferreira Pontes Universidade Estadual da Paraíba
  • Pedro Lucio Barboza Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.689

Palavras-chave:

Tecnologias. Ensino de Matemática. Integração. Formação de Professores.

Resumo

As tecnologias têm possibilitado avanços na área educacional e o espaço de debate sobre sua utilização no processo de ensino e aprendizagem vem ganhando força. Em meio a esse enfoque, existem vários questionamentos acerca do papel dos recursos tecnológicos no âmbito educacional, em especial na prática do professor e na aprendizagem do aluno. Em torno de tal debate, emerge a dificuldade do professor realizar a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula. Este artigo tem por objetivo identificar quais as principais dificuldades que o professor de matemática enfrenta ao tentar integrar as TIC em suas aulas. Utilizamos uma abordagem qualitativa e para obtenção dos dados realizamos entrevistas semiestruturadas com quatro professores de matemática de duas escolas públicas. Os resultados apontam que os professores não possuem formação inicial voltada a utilização das TIC nas aulas, alguns realizaram cursos superficiais de formação continuada em relação à temática, e as principais dificuldades enfrentadas por eles são a falta de internet e recursos tecnológicos como computadores, turmas com elevado número de alunos, pouco incentivo em relação ao uso das TIC. Acreditamos que várias barreiras e melhorias precisam ser analisadas em conjunto, escola, professor e poder público, para que a implementação das TIC ocorra de maneira satisfatória.

 

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Publicado

2021-03-22

Edição

Seção

Artigos