ENSINO DE CINEMÁTICA ATRAVÉS DE UM LANÇAMENTO HORIZONTAL DE PROJÉTEIS UTILIZANDO UM FOTOGATE

Autores

  • Luiz Otavio Buffon Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Telmo Paes Barreto Junior Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Weverson Ribeiro Gomes Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Cleiton Kenup Piumbini Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Marconi Frank Barros Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.840

Palavras-chave:

Fotogate, Lançamento horizontal, experimento de baixo custo, Tecnologia computacional, PIBID

Resumo

Este artigo relata e analisa uma intervenção didática experimental de baixo custo para o ensino de cinemática realizada numa turma do primeiro ano do ensino médio. O experimento consistiu na investigação de um lançamento horizontal de projéteis com medidas de tempos e velocidades realizadas através de um dispositivo denominado fotogate, conectado a um computador. Dentre os objetivos destacam-se o uso de atividades experimentais em sala de aula combinadas com a inserção de tecnologias computacionais, ambos não muito utilizados em sala de aula. A atividade foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBIB - CAPES) do subprojeto do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - campus Cariacica, atuando em uma escola de ensino médio do município de Vitória no Espírito Santo. A intervenção ocorreu em quatro encontros que envolveram a apresentação e explicação do experimento para a turma, seguida da realização do experimento juntamente com os alunos que fizeram a coleta dos dados e a investigação. Ao final da intervenção houve um momento de avaliação. A análise da aplicação permitiu constatar que o ensino através da atividade experimental e da tecnologia computacional conseguiu motivar os alunos e despertar o interesse deles pelo assunto, bem como tornar a postura deles mais ativa em sala de aula. Além disso, como conclusão constatou-se indícios de aprendizagem conceitual sobre o tema.

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Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

Relato de Experiência