Impacto financeiro na adoção de Software Livre em uma Instituição Governamental

Autores

  • Heli Henriques Alcantara Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS Aracaju – Sergipe – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v1i01.364

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é demonstrar o ganho financeiro quando da adoção de software livre por qualquer empreendimento e, especificamente, comprovar que a substituição dos softwares proprietários é mais econômica, atendendo, portanto, a diretriz que norteia todas as decisões a serem tomadas pelas empresas públicas na aquisição de bens e serviços a um menor preço, o que poderá viabilizar maiores investimentos aplicados em outras atividades. Por outro lado, representa um poderoso instrumento para o gestor público que, embasados nos estudos apresentados, pode decidir, com segurança, sobre a migração de sistemas e aplicações para os softwares livres. Na primeira parte, demonstra as diversas formas de licenciamento utilizadas pelos desenvolvedores de sistemas. Em seguida, compara a utilização do software proprietário com a adoção de software livre considerando apenas o custo dos produtos, e, posteriormente, os mesmos custos, aos quais se agregam também os investimentos aplicados no treinamento dos usuários. Ao final, foram levantados os custos necessários para atualização de software, estimada a cada três anos. A metodologia utilizada na elaboração do trabalho foi a de estudo de caso que, apesar de ter sido realizado em uma instituição governamental específica, pode ser aplicado em quaisquer outras entidades independentemente da qualificação pública ou privada do empreendimento.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

ALCANTARA NASCIMENTO, . H. Impacto financeiro na adoção de Software Livre em uma Instituição Governamental. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 12, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v1i01.364. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/364. Acesso em: 16 abr. 2024.