Escolarização Nômade: deslocamentos por motivo de estudos no IFBA-Dias D’Ávila

Autores

  • Dina Maria Rosário dos Santos Universidade do Estado da Bahia/DEDC XIII
  • Elaine dos Reis Soeira Instituto Federal da Bahia - Campus Camaçari

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v2i02.383

Resumo

O trabalho apresenta as trajetórias de migração estudantil e fluxos migratórios dos alunos e alunas da Formação Técnica do IFBA - Campus Camaçari/Núcleo Avançado Dias D'Ávila, pesquisados em “Nômades do saber: um estudo sobre migração estudantil”. O estudo compõe-se de uma aproximação aos movimentos e trajetórias de pessoas que se deslocam no território baiano em busca de oportunidades e possibilidades de estudo. Os deslocamentos dos 26 estudantes investigados são analisados, em nível de rota e fluxo, a partir das categorias de fluxo escolar, circuito formativo e movimento territorial. O artigo discute os deslocamentos por motivo de estudos desde a perspectiva do nomadismo de Deleuze.

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Publicado

2018-01-31

Como Citar

DOS SANTOS, . M. R.; SOEIRA, . dos R. Escolarização Nômade: deslocamentos por motivo de estudos no IFBA-Dias D’Ávila. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 20, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v2i02.383. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/383. Acesso em: 29 mar. 2024.