Apresentando a Matemática e a Ciência por meio das artes cênicas

Autores

  • Franciele Lopes da Silva Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Doutor em Ciências pela USP e Docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v5i05.413

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e analisar algumas propostas que se utilizem das artes cênicas para motivar os alunos na aprendizagem da Matemática e, de modo mais amplo, das disciplinas científicas em geral. Ele mostra também que o aspecto histórico das ciências naturais tem características valiosas para serem trabalhadas didaticamente junto aos educandos. O trabalho que foi realizado durante a investigação se estruturou a partir da elaboração de uma peça teatral envolvendo alguns nomes importantes da História da Ciência (Galileu, Newton, Gauss e Einstein), bem como alguns personagens (Spock e Sheldon) de filmes e séries televisivas que de alguma forma procuram dialogar com questões científicas (Star Trek e The Big Bang Theory). A peça teatral escrita foi apresentada em 2012 durante a Semana Cultural do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e recebeu o prêmio máximo da competição. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o público presente de modo a avaliar o grau de conhecimento sobre os assuntos e personagens abordados pela peça. Além disso, é feita também uma análise das repercussões que teve esta peça teatral e das possibilidades de uso do teatro no ensino da Matemática e de Ciência. Finalmente, em anexo, é apresentado o roteiro da peça teatral que foi escrita.

Downloads

Publicado

2018-02-05

Como Citar

DA SILVA, . L.; TEIXEIRA, . R. P. Apresentando a Matemática e a Ciência por meio das artes cênicas. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 5, n. 05, p. 16, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v5i05.413. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/413. Acesso em: 19 abr. 2024.