INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS: uma análise do Projeto Pedagógico Institucional – PPI do IFBA

O artigo em questão analisa o Projeto Pedagógico Institucional (adiante PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, no sentido de compreender se o referido documento contempla as perspectivas interculturais no ensino e aprendizagem de línguas e em especial da Língua Portuguesa. Para isso, tomamos como referencial teórico as acepções da Linguística Aplicada no que tange sua ocupação com questões de uso da linguagem, preocupando-se com a relação entre linguagem, sociedade e cultura, bem como ensino de línguas. O PPI do IFBA é o documento pedagógico que contém a filosofia de ensino e administrativa do Instituto e foi elaborado e aprovado no ano de 2008 quando a instituição tinha caráter de CEFET, no ano de 2013 o documento entrou em processo de reformulação2 na tentativa de identificar-se ao novo referencial de Instituto.

Autores

  • Mariana Fernandes dos Santos Mestra em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora de Linguagem do IFBA-Eunápolis. Coordenadora do Polo-Profuncionário IFBA/Eunápolis. Coordenadora Adjunta UAB/IFBA

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v5i05.418

Downloads

Publicado

2018-02-05

Como Citar

DOS SANTOS, . F. INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS: uma análise do Projeto Pedagógico Institucional – PPI do IFBA: O artigo em questão analisa o Projeto Pedagógico Institucional (adiante PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, no sentido de compreender se o referido documento contempla as perspectivas interculturais no ensino e aprendizagem de línguas e em especial da Língua Portuguesa. Para isso, tomamos como referencial teórico as acepções da Linguística Aplicada no que tange sua ocupação com questões de uso da linguagem, preocupando-se com a relação entre linguagem, sociedade e cultura, bem como ensino de línguas. O PPI do IFBA é o documento pedagógico que contém a filosofia de ensino e administrativa do Instituto e foi elaborado e aprovado no ano de 2008 quando a instituição tinha caráter de CEFET, no ano de 2013 o documento entrou em processo de reformulação2 na tentativa de identificar-se ao novo referencial de Instituto. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 5, n. 05, p. 23, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v5i05.418. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/418. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)