USO DE APLICATIVOS POR ENFERMEIROS NAS AÇÕES DE PREVENÇÃO EM SAÚDE

  • Olívia Ferraz Pereira Marinho Bacharel em Enfermagem. Especialista em Informática em Saúde. Mestranda em Saúde Coletiva. Enfermeira do IFBA Campus Eunápolis (BA).
  • Denise Calutá Abranches *Bacharel em Odontologia. Mestre em Odontologia. Doutora em Ciências. Coordenadora do Serviço de Odontologia do Hospital São Paulo - Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo Professora Doutora da Universidade Aberta do Brasil-Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil.

Resumo

O objetivo do trabalho foi realizar revisão integrativa de literatura sobre a utilização de aplicativos por enfermeiros em ações de prevenção em saúde, por meio de pesquisas científicas brasileiras publicadas. A pesquisa foi feita nas bases de dados eletrônicas, nacionais e internacionais: LILACS, MEDLINE, PubMed, SciELO e Google Scholar, por meio da consulta pelos seguintes descritores: “aplicativos móveis / mobile applications / aplicaciones móviles”, “pessoal de saúde / health personnel / personal de salud” e “prevenção de doenças / disease prevention / prevención de enfermedades”. A busca resultou na seleção de seis artigos referentes ao desenvolvimentos de aplicativos para uso em rede de computadores ou aparelhos móveis relacionados às ações de prevenção em saúde pelo enfermeiro. Percebe-se que apesar da importância e da popularização dos aplicativos no âmbito da prevenção, a pesquisa nesse meio ainda é incipiente. Ressalta-se a importância do uso de tecnologias nas ações do profissional 2 enfermeiro com vistas a auxiliar e facilitar o processo de enfermagem. Ratifica-se a necessidade da avaliação de software para garantir a qualidade.

Publicado
2018-08-09
Como Citar
MARINHO, Olívia Ferraz Pereira; ABRANCHES, Denise Calutá. USO DE APLICATIVOS POR ENFERMEIROS NAS AÇÕES DE PREVENÇÃO EM SAÚDE. Pindorama, [S.l.], v. 8, n. 8, p. 7, ago. 2018. ISSN 2179-2984. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/Pindorama/article/view/515>. Acesso em: 22 mar?o 2019.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##