PROJETO MAIS NORDESTE: METODOLOGIAS INTEGRATIVAS EM UM CONTEXTO DE DESIGUALDADE SOCIAL NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Autores

  • Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo Mestranda em Estado e Sociedade na Universidade Federal do Sul da Bahia, Fundadora da ONG Gerando Vida.

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v8i8.579

Resumo

Trata-se de relato de experiência sobre o processo de transformação social em curso, iniciado no bairro Alecrim II, na cidade de Eunápolis, extremo sul da Bahia, a partir da iniciativa de uma jovem liderança comunitária em iniciar projetos de cunho educativo e cultural com crianças e adolescentes da região a partir de 2013. Os objetivos do trabalho são evidenciar o papel de agentes locais de transformação para o desenvolvimento comunitário e o uso de metodologia integrativas para a compreensão de um sujeito integral. A abordagem teórica se fundamenta na importância da educação de pares para a mutiplicação de novos saberes, interatividade que abre portas para a construção de novos hábitos, costumes e valores, e também pontuar a relevância do uso das metodologias integrativas entendidas como métodos, norteados pela busca de uma recomposição entre as partes cindidas do ser humano. As atividades educativas e culturais acontecem desde 2013, com o público infanto-juvenil de cinco a quinze anos, tem por foco ações de incentivo à leitura, brincadeiras, espaços de interação e aprendizagem em português e matemática e produções culturais. O projeto foi abraçado pela ONG Gerando Vida que desde 2014 coordena as ações e realiza também outras atividades sociais para o desenvolvimento local.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Como Citar

SILVA DE ARAÚJO, . F. M. da. PROJETO MAIS NORDESTE: METODOLOGIAS INTEGRATIVAS EM UM CONTEXTO DE DESIGUALDADE SOCIAL NO EXTREMO SUL DA BAHIA. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 8, n. 8, p. 14, 2019. DOI: 10.55847/pindorama.v8i8.579. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/579. Acesso em: 19 abr. 2024.