IDENTIDADE OU IDENTIDADES? UMA DISCUSSÃO SOB O OLHAR DA LITERATURA AFRICANA.

  • Aldineto Miranda Santos Mestre em Letras: Linguagens e Representações. UESC Licenciado e Especialista em Filosofia. UESC Professor de Filosofia do Instituto Federal da Bahia

Resumo

 Compreender as identidades como diversas é compreender a impossibilidade de uma pureza identitária, entendendo a formação das identidades a partir de processos de dominação, resistência e negociação. Nesse processo a literatura, e em particular a literatura africana, surge como manifestação cultural que revela a riqueza das identidades construídas, bem como desvela a necessidade de compreensão da pluralidade cultural no topos Africano, e/ou melhor nas várias “Áfricas” considerando as várias realidades linguísticas, históricas e culturais.

Publicado
2019-05-30
Como Citar
SANTOS, Aldineto Miranda. IDENTIDADE OU IDENTIDADES? UMA DISCUSSÃO SOB O OLHAR DA LITERATURA AFRICANA.. Revista PINDORAMA, [S.l.], v. 9, n. 9, p. 6, maio 2019. ISSN 2179-2984. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/Pindorama/article/view/620>. Acesso em: 15 nov. 2019.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##