Normas para publicação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama

do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA ISSN 2179-2984

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

 

 

A Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama é uma publicação semestral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, cujo objetivo é divulgar produções científicas de pesquisadores de diversas instituições nacionais e estrangeiras, contribuindo para o intercâmbio e promovendo a geração de novos conhecimentos. Os textos científicos enviados são apreciados por um Conselho Editorial e por um Conselho Consultivo que, após avaliação prévia, encaminhará para apreciação de pareceristas com reconhecido conhecimento na área de atuação. As discussões devem apresentar uma análise ampliada que situe a especificidade dos achados da pesquisa no cenário da literatura nacional e internacional.

 

 

1.   Seções de publicação

 

Editorial: de responsabilidade do Conselho editorial, consultivo ou dos editores convidados, deve ter no máximo 8.000 caracteres com espaço.

 

Artigos Científicos: devem trazer resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental e conceitual. Os manuscritos não deverão ultrapassar os 40.000 caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas.

 

Artigos de Revisão: Devem ser textos baseados exclusivamente em fontes secundárias, submetidas a métodos de análises já teoricamente consagrados, temáticos ou de livre demanda, podendo alcançar até o máximo de 45.000 caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas.

 

Artigos de Opinião: Textos que expressem posição qualificada de um ou vários autores ou entrevistas realizadas com especialistas no assunto em debate na Revista. É um “texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (Associação Brasileira de Normas Técnicas (1994, p. 01). Os textos não deverão ultrapassar os

20.000 caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas.

 

Relatos de Experiências: descrevem, precisamente, uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Os relatos de experiências consistem numa modalidade de investigação cientifica, sendo obrigatória a demonstração de uma experiência prática para maior compreensão e fundamentação de uma teoria. Os textos não deverão ultrapassar os 20.000 caracteres com espaço incluindo as referências bibliográficas.

 

Resenhas: análises críticas de livros publicados nos últimos dois anos, cujo texto não deve ultrapassar 10.000 caracteres com espaço incluindo as referências bibliográficas. Os autores da resenha devem incluir no início do texto a referência completa do livro. As referências citadas ao longo do texto devem seguir as mesmas regras dos artigos.

 

 

2.   Formatação do texto

 

  • Os manuscritos deverão respeitar a seguinte configuração: formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, papel em formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens esquerda e superior de 3,0cm e direita e inferior de 2,0cm, com numeração de páginas. Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre

 

  • O título deve ter até 150 caracteres com espaço, deve ser claro e objetivo. Sendo facultado o uso de subtítulo desde que não ultrapasse o limite de caracteres indicado

 

  • O resumo com no máximo 1.500 caracteres com espaço (incluindo

palavras-chave separadas por ponto e vírgula, explicitando o objeto, os objetivos, a metodologia, a abordagem teórica e os resultados do estudo ou investigação). Deve evitar abreviaturas, parênteses, referência bibliográfica e equações que dificultem a compreensão do conteúdo.

 

  • Serão aceitos manuscritos em português, inglês e espanhol. Os textos em

 

português e espanhol devem ter título, resumo e palavras-chave na língua inglesa. Os textos escritos em inglês devem ter título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa. Não serão aceitas notas de rodapé ou no final dos manuscritos, nas partes pré-textuais, textuais e pós-textuais.

 

 

3.   Elementos textuais:

 

Citações diretas: no corpo do texto serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Quando maiores do que 03 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto, com recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte em tamanho 11, em espaçamento simples entre linhas e sem as aspas. Todas as referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas com as seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura da palavra página e o número desta. Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1).

Evitar a utilização de idem ou ibidem.

 

Elementos ilustrativos: figuras e tabelas devem ser inseridas no texto (centralizadas), logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples. As figuras e imagens devem estar, respectivamente, numeradas em sequência, no máximo de dez ilustrações. Exemplo: Figura 1, Figura 2...; Imagem 1, Imagem 2...

 

Referências: seguir normas da ABNT em uso (NBR 6023 de ago/2002).

 

 

4.   Outras considerações

 

 

  • Os escritos publicados serão de propriedade da Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama, ficando proibida a reprodução total ou parcial em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a prévia autorização do conselho
  • As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos

 

e animais são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com a legislação vigente.

 

  • Os manuscritos submetidos à Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama não podem ser propostos simultaneamente para outros periódicos.

 

  • Os manuscritos devem ser encaminhados com as seguintes autorizações: autorização para reproduzir material publicado anteriormente, para usar ilustrações que possam identificar pessoas e para transferir direitos de autor e outros documentos.

 

  • Os pareceristas, composto por pesquisadores/educadores reconhecidos, ao qual serão submetidos os manuscritos, poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo após a avaliação pelos pares. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado. Assim, os textos científicos enviados à Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama serão formatados e compatibilizados com o visual do formato dos artigos do periódico, ressaltando- se que as condições de revisão textual (gramática e redação) serão de responsabilidade do autor. Eventuais modificações de estrutura e conteúdo do original aceito para publicação deverão ser previamente acordadas, antes da publicação, não sendo contemplados modificações, acréscimos ou alterações posteriores à publicação na

 

  • Não serão considerados, para avaliação, os manuscritos que não estejam cuidadosamente dentro das normas

 

  • Todas as informações, opiniões e posicionamentos expressos nos textos científicos publicados na Revista Pindorama-IFBA são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios e as possíveis consequências.

 

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:

 

  • Artigo de periódico:

 

ANTELO, Raul. A Aporia da leitura. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31- 45, jan./jun. 2003.

 

TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18- 23, fev. 1997.

 

✓    Publicação periódica como um todo:

 

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- .

Trimestral.

 

SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1941- . Bimensal. ISSN 0035-0362.

 

✓    Livros e folhetos:

 

HARBONE, J. B. Introduction to ecological biochemistry. 3. ed. London: Academic Press, 1988. 382p.

 

GOMES, L. G. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói, RJ: EdUFF, 1998. 137

  1. (Antropologia e Ciência Política ; 15).

 

✓    Capítulos de livros:

 

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Orgs.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 

KUITERS, A.T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNST, W. H. O. Chemical influences

of tree litters on herbaceous vegetation. In.: FANTA, A. (Ed.). Forest dynamics research in Western and Central Europe. Washington: Pudoc, 1986. p.140- 170.

 

✓    Monografias, dissertações e teses:

 

MORGADO, M. L. C. Reimplante dentário. 1990. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)–Faculdade de Odontologia, Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, 1990.

 

ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)–Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

 

ALENTEJO, Eduardo. Catalogação de postais. 1999. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina Catalogação III, Escola de Biblioteconomia, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

 

 

✓    Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

 

CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985,

Belém. Anais... Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p.

 

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO,

10.,2009, Curitiba. Anais... Curitiba: Associação Bibliotecária do Paraná, 2009. 3 v.

✓    Documentos em meio eletrônico:

 

BELLATO, M. A.; FONTANA, D. C. El nino e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em:<http://www.mac.usp.br/nino2.> Acesso em: 6 abr. 2001.

 

ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 28 nov. 1998.

 

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA  DA  UFPE, 4., 1996, Recife. Anais

eletrônicos...                  Recife:            UFPe,         1996.              Disponível em:

<http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

 

✓    CD-ROM:

 

KOOGAN, A.; HOUASSIS, A (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

 

MICROSOFT Project for Windows 95: project planning software. Version 4.1. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM.

 

 

TEMPLATES:

Template em latex: http://portal.ifba.edu.br/eunapolis/revista-pindorama-1/template-pindorama-latex.rar

Templade em pdf: http://portal.ifba.edu.br/eunapolis/revista-pindorama-1/template-pindorama-pdf.pdf

Template em word: http://portal.ifba.edu.br/eunapolis/revista-pindorama-1/template-pindorama-word.docx