O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

• Os artigos podem ser redigidos nos idiomas português ou espanhol e deverão conter um resumo no idioma da redação e em inglês.
  • Os trabalhos submetidos deverão ser assim estruturados:
    1. Letra Times New Roman, fonte 12, com espaçamento 1,5, margens superior e inferior 2,5; direita e esquerda 3,0;
    2. Os artigos deverão ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo referências bibliográficas; as resenhas deverão ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas; as entrevistas deverão ter no mínimo 5 e no máximo 8 páginas; os relatos de experiência deverão ter no mínimo 8 e no máximo 12 páginas; os materiais de apoio pedagógico deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas;
    3. A primeira página deve incluir o título em caixa alta, em negrito, fonte 14, e, caso haja subtítulo, este deve estar em caixa baixa, fonte 12; nome do autor em embaixo do título, à direita; filiação institucional embaixo do nome (no máximo três autores);
    4. Caso o trabalho faça parte de pesquisa de pós-graduação ou bolsa de pesquisa, o nome do orientador e a agência de financiamento devem constar, obrigatoriamente, em nota de rodapé;
    5. Resumo entre 5 e 10 linhas e três palavras-chave, em letra Times New Roman tamanho 12;
    6. As figuras, mapas e tabelas devem ser ordenadas numericamente e inseridas no próprio texto, segundo normas da ABNT;
    7. Numeração de página centralizada na borda inferior da página, em algarismos arábicos;
    8. Notas de texto devem ser colocadas, de forma numerada, no rodapé da página;
    9. As referências bibliográficas devem ser relacionadas ao final do texto, segundo normas da ABNT.
  • O autor tem liberdade para definir a estrutura do texto dentro do modelo apresentado. O Conselho Editorial, no entanto, reserva-se o direito de sugerir modificações de forma, com o objetivo de adequar às dimensões da revista e às características do seu projeto gráfico.
  • As notas- informações complementares, comentários ou referências bibliográficas – devem vir no rodapé da página. Normatização das notas conforme ABNT vigente.
  • A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução, pelas opiniões emitidas, relatos de terceiros e iconografia usada ficará a cargo do autor(a) mediante assinatura do termo prévio. Assim como ficará a cargo do autor(a) a revisão final dos textos enviados.
  • Os artigos deverão ser enviados por meio eletrônico para o endereço: revistaartifices@ifba.edu.br (indicando a seção escolhida).

Diretrizes para Autores

A Revista Artífices: Revista Acadêmica em Humanidades é um periódico interdisciplinar do Instituto Federal da Bahia (IFBA) que tem por objetivo publicar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiência e materiais de apoio pedagógico que expressem pesquisas teóricas e práticas envolvendo temáticas da educação, do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

Com periodicidade anual, a Revista aceita somente colaborações inéditas e que possam ser acolhidas em uma de suas seções:

Dossiê: artigos tratando de uma temática específica determinada pela comissão editorial;

Artigos: focalizando educação, trabalho, tecnologia, ciência e/ou cultura;

Livre: produções livres (ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiência, material de apoio pedagógico, etc.) e que não componham a seções anteriores, mas focalizando temas como educação, trabalho, tecnologia, ciência e/ou cultura.

(Clique aqui para modelo da publicação).