Foco e Escopo

A ENLACES - Revista de Estudos Linguísticos e Literários é uma publicação digital vinculada ao grupo de pesquisa ELiPor - Estudos da Língua Portuguesa: descrição e ensino, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. O periódico busca reunir textos inéditos, sejam eles artigos ou resenhas, na área de Linguística e Literatura, especialmente nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, que contemplem as suas diferentes dimensões de análise: descrição linguística, estudos literários, ensino, interfaces interdisciplinares etc.

 

 

Políticas de Seção

  • Artigos: Submissões abertas, indexados e avaliados pelos pares.

  • Resenhas: Submissões abertas, indexadas e avaliadas pelos pares

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os originais submetidos à revista passarão, inicialmente, por uma triagem realizada pelos seus editores, a fim de verificar a sua adequação ao escopo e às normas editoriais. Em seguida, os textos serão encaminhados para a avaliação duplo-cega entre os membros do Comitê Científico e/ou avaliadores ad hoc, os quais terão uma semana para aceitação da avaliação e, se for o caso, quinze dias para emitir o parecer. Havendo divergências entre os pareceristas, o texto será encaminhado para um terceiro avaliador, para desempate. Caso seja apontada, pelos avaliadores, a necessidade de correções, o texto retornará para seu respectivo autor, o qual terá quinze dias para implementá-las e reenviá-lo à revista, quando os editores farão uma reavaliação. Em caso favorável, o texto será enviado para a fila de edição.

 

 

Periodicidade

A ENLACES - Revista de Estudos Linguísticos e Literários é um periódico semestral, podendo ocorrer, em caráter excepcional, uma edição especial por semestre.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

Arquivamento

A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU - General Public License.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Para saber mais, acesse o site do ´órgão: www.lockss.org/about.