A flutuação no uso do verbo no subjuntivo

Uma análise funcionalista em redações de estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Joelma Pereira Silva UFMA
  • Veraluce da Silva Lima Programa de Pós-Graduação em Letras-PGLetras, da Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Palavras-chave:

Flutuação, Subjuntivo, Redações, Funcionalismo

Resumo

O presente trabalho está voltado para a análise da Flutuação de uso, do modo subjuntivo, nas produções redações dos alunos do 3° ano do ensino médio da rede pública de ensino, da região metropolitana de São Luís, Maranhão. O termo Flutuação está sendo empregado para indicar a diversidade no uso do verbo no modo indicativo em sentenças que poderiam ser expressas no modo subjuntivo, por exemplo. Numa sentença do tipo “diante desse cenário precisamos que o presidente ajuda a combater o corona vírus” o verbo em destaque também pode ser flexionado no modo subjuntivo, sendo que essa oposição se encontra relacionado com o grau de certeza/incerteza que se quer imprimir ao enunciado. O objetivo deste trabalho é descrever a ocorrência da Flutuação do modo subjuntivo nas redações dos estudantes do ensino médio. Os autores que dão suporte teórico ao trabalho são: Givón (1984, 1995, 2001) e Neves (2000, 2002, 2004, 2006), dentre outros que discutem os referenciais teóricos do funcionalismo norte-americano, com destaque para a gramática da língua portuguesa em situações concretas de uso. Os procedimentos metodológicos são de base qualitativa, tendo como princípio de coleta de dados a partir dos textos produzidos por esses estudantes. Para este trabalho, selecionamos 2 (dois) textos e deles destacamos os seguintes enunciados: “Para combater o contágio do corona vírus é preciso que lavamos as mãos” (Aluno A); “O presidente que se cuida, porque nós estamos cansados” (Aluno B). A análise revela a presença da Flutuação nos 2 (dois) enunciados destacados, conforme podemos comprovar nos seguintes fragmentos: “Para combater o contágio do corona vírus é preciso que lavamos as mãos”; “O presidente que se cuida, porque nós estamos cansados”. Nessas sentenças o verbo poderia ser flexionado no subjuntivo. Essas ocorrências colocam em questionamento as formas dos modos indicativo e subjuntivo usadas pelos estudantes do ensino médio, as quais poderiam ser trabalhadas nas aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual a partir dos próprios textos dos estudantes.

Referências

ABREU, Antônio Suárez. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2018.

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

CUNHA, Celso.; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. A expressão da modalidade deôntica e epistêmica na fala e na escrita e o padrão SV. In: Revista do GELNE. Natal, RN, vol. 14, Número Especial, 2012, p.77-94.

GONÇALVES, Jussara. Regina. Considerações sobre a flutuação no emprego do subjuntivo em contextos orais do português do Brasil. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2003.

GIVÓN, T. A functional typological introduction. v. I e II., Amsterdam: John Benjamins, 1984.

GIVÓN, T. Functionalism and grammar. Amsterdam: John Benjamins, 1995.

GIVÓN, T. Syntax. v. I. Amsterdam: John Benjamins, 2001.

GIVÓN, T. A compreensão da gramática. São Paulo: Cortez, 2012.

NEVES. Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora Unesp. 2000. pp. 1037.

NEVES. Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2004.

NEVES. Maria Helena de Moura. Texto e gramática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

NEVES. Maria Helena de Moura. Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Editora Parábola, 2009.

Oliveira, F. Modalidade e modo. In: MATEUS, Maria Helena M. et al. Gramática da Língua Portuguesa. 5.ed. Lisboa: Caminho, 2003, p. 243-272.

PERINI, M. A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

SILVA, . P.; LIMA, . da S. A flutuação no uso do verbo no subjuntivo: Uma análise funcionalista em redações de estudantes do Ensino Médio. Enlaces, Salvador, v. 1, n. 1, p. 73–94, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/enlaces/article/view/783. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS