Variações sobre o ethos

Resumo

Dominique Maingueneau é professor de ciências da linguagem na Universidade Paris-Sorbone IV e é atualmente um dos nomes de destaque na análise do discurso francesa. Seus estudos adotam as contribuições advindas de Michel Foucault, da pragmática e das teorias da enunciação linguística e têm como resultado um vasto número de obras que versam sobre o discurso e suas práticas na sociedade. A obra mais recente do pesquisador francês lançada no Brasil faz jus ao título que recebe por trazer uma variedade de manifestações do fenômeno do ethos discursivo. Nela, o autor mobiliza variados corpora e disserta sobre a resistência do ethos em contextos incomuns.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrado em andamento em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa: Casa da Moeda, 2005.

MAINGUENEAU, D. Variações sobre o ethos. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2020.

MAINGUENEAU, D. Frases sem texto. Trad. de Sírio Possenti et. al. São Paulo: Parábola, 2014.

MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.
Publicado
2021-07-29
Como Citar
SILVA, Albylene da. Variações sobre o ethos. Enlaces, [S.l.], v. 2, p. e021004, jul. 2021. ISSN 2675-9810. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/enlaces/article/view/884>. Acesso em: 17 set. 2021.
Edição
Seção
RESENHAS

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##