Desafios do isolamento para a pesquisa em Sociolinguística e interfaces

Apresentação do dossiê Sociolinguística e Interfaces

Autores

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

O dossiê Sociolinguística e Interfaces foi concebido a partir dos trabalhos apresentados no X Encontro de Sociolinguística, realizado entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2020. O evento é considerado um fórum privilegiado para a socialização das pesquisas sociolinguísticas, tanto de natureza descritiva, quanto aplicada.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus,  essa foi a primeira edição realizada de forma virtual, tratando  dos  Desafios do isolamento para a pesquisa em Sociolinguística e interfaces,  ou seja,  pesquisas outras que dialogam de maneira  muito próxima com os estudos sociolinguísticos.

O evento contou com 154 participantes, entre palestrantes, apresentadores de trabalhos e ouvintes. A programação contou com 2 conferências, inclusive uma internacional, 2 mesas-redondas e 7 sessões de comunicações, totalizando 40 apresentações de trabalho.

A décima edição homenageou a Profa. Dra. Norma da Silva Lopes, a idealizadora desse evento, a qual se dedicou e vem se dedicando pela manutenção deste espaço especial para dialogar sobre a Sociolinguística e os seus desdobramentos na pesquisa e contribuições para o ensino.

Biografia do Autor

Valter de Carvalho Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia, Licenciado em Letras com Espanhol (2006) e Letras com Português e Inglês (2005) pelo Centro Universitário Jorge Amado. Atualmente, é Docente de Língua Portuguesa com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal da Bahia e editor-chefe da «Enlaces: revista de estudos linguísticos e literários». Dedica-se a estudos na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista e também sua relação com o ensino de língua portuguesa. É líder dos Grupos de Pesquisa «Estudos da Língua Portuguesa: descrição e ensino - ELiPor» e «Fala e Contexto no Português Brasileiro - GconPort» e membro do «Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Sociogeolinguística - GPDS-UFOP». 

Downloads

Publicado

11-09-2021

Como Citar

DIAS, . de C. Desafios do isolamento para a pesquisa em Sociolinguística e interfaces: Apresentação do dossiê Sociolinguística e Interfaces. Enlaces, Salvador, v. 2, p. e021007, 2021. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/enlaces/article/view/957. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ SOCIOLINGUÍSTICA E INTERFACES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)