AVALIAÇÃO DOS FATORES QUE DISTANCIAM O ALUNO DO MONITOR NOS CURSOS DE QUÍMICA DO IFSP-SUZANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.734

Palavras-chave:

Monitoria. Aluno-monitor. Ensino-aprendizagem.

Resumo

A monitoria tem como objetivo auxiliar os alunos que apresentam dificuldade para entender os conteúdos presentes em uma determinada disciplina. Apesar dos benefícios dessa ferramenta, muitos alunos não a utilizam em seu processo de aprendizagem. Este estudo busca identificar os principais fatores que dificultam a procura pelo monitor por parte dos alunos. A análise foi desenvolvida através de uma pesquisa realizada pela aplicação de um questionário a 22 alunos dos cursos de Processos Industriais Químicos e Química Industrial que participaram das disciplinas de Mecânica dos Fluidos, Agitação, Mistura e Manuseio de Sólidos e Balanços de Massa e Energia. Os resultados demonstraram que a falta de disponibilidade de horário dos alunos e a falta de conhecimento sobre a monitoria foram fatores determinantes para que a monitoria fosse subaproveitada. É necessário pensar em formas de oferta alternativas e flexíveis e realizar sua divulgação de forma contínua e eficiente, permitindo o reconhecimento do monitor pelos alunos.

Biografia do Autor

Alana Melo dos Santos, Instituto Federal de São Paulo

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus Suzano). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (2012), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - COPPE). Suas principais áreas de atuação concentram-se em processos de separação com membranas e tratamento de efluentes.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos