PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO EM QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DE UM CONTEXTO CTSA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

  • Maria Dulcineia Sales Santa Isabel Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Jancarlos Menezes Lapa Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Carlos Alex de Cantuária Cypriano Instituto Federal da Bahia - IFBA

Resumo

O modelo desenvolvimentista sem a participação dos membros da sociedade e os avanços da ciência e tecnologia sem compromisso com o meio ambiente tem ocasionado o agravamento dos problemas socioambientais, evidenciado na recorrência dos surtos epidêmicos nas últimas décadas. Na busca pela problematização do aprendizado científico, levando em conta os aspectos sociais, ambientais, políticos, culturais e científico-tecnológicos envolvidos e/ou relacionados a essa temática e articulados aos pressupostos do Ensino Médio Integrado este trabalho optou pela educação científica no viés dos estudos Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). E tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática construída a partir do enfoque CTSA no âmbito do EMI, através de metodologias de ensino ativas e problematizadoras alicerçadas na perspectiva Freireana. Ela está estruturada em 4 etapas que incluem o modelo dos Três Momentos Pedagógicos que apresentam características inerentes à pedagogia defendida por este educador, e esperamos que sua abordagem possa contribuir com a formação dos estudantes para serem atores sociais participativos e críticos frente aos problemas socioambientais e das suas implicações na saúde coletiva

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFBA), Campus Salvador-BA

##submission.authorWithAffiliation##

Professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Camaçari.

Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFBA), Campus Salvador

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Voluntário Sênior do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador.

Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFBA), Campus Salvador

Publicado
2021-05-10
Como Citar
SANTA ISABEL, Maria Dulcineia Sales et al. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO EM QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DE UM CONTEXTO CTSA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Ensino em Foco, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 92 - 107, maio 2021. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/782>. Acesso em: 18 jun. 2021.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##