TEORIAS DA APRENDIZAGEM NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA BAHIA (2006-2018)

  • Lilian Alves Moura de Jesus IFBA
  • Maria de Fátima Luz Santos IFBA

Resumo

O artigo é fruto de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT em andamento no Instituto Federal da Bahia - IFBA. Seu objetivo é identificar a(s) teoria(s) da aprendizagem presente(s) nos documentos norteadores das políticas públicas para a educação profissional na rede estadual baiana no período entre 2006 e 2018, através de pesquisa documental associada à pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo.  Para tanto, foram analisados em profundidade o Plano Estadual de Educação da Bahia – PEE 2006-2016; o Plano Estadual de Educação da Bahia – PEE 2016-2026; e as Orientações e Diretrizes Pedagógicas e Curriculares da Rede Estadual da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia – Currículo Bahia, lançadas em 2018. Documentos que congregam diversos paradigmas da aprendizagem e apontam para um certo ecletismo teórico do ente público no que se refere às teorias da aprendizagem que subsidiam a construção de documentos norteadores de políticas públicas educacionais.

Biografia do Autor

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Mestranda ProfEPT/IFBA.

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Docente do IFBA, Mestra e Doutora em Educação.

Publicado
2021-03-27
Como Citar
DE JESUS, Lilian Alves Moura; SANTOS, Maria de Fátima Luz. TEORIAS DA APRENDIZAGEM NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA BAHIA (2006-2018). Ensino em Foco, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 48 - 63, mar. 2021. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/798>. Acesso em: 06 maio 2021.
Seção
Artigos

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