SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO UNIVERSO DA EPT: ABORDANDO BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE A PARTIR DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

  • Nelman Alves Ribeiro De Jesus Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Danilo Almeida Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Tereza Kelly Gomes Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Jancarlos Menezes Lapa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo

Os problemas relacionados ao ensino de geometria nas pesquisas em educação matemática não são novos. Há um consenso entre pesquisadores da área que grande parte das escolas têm praticado esse ensino de forma descontextualizada, quase sempre na forma de abordagens tradicionais. Um reflexo disso tem sido aulas em sua maioria expositivas e limitadas ao uso de livros didáticos, criando um ambiente de desinteresse e retenções na aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar uma alternativa para o ensino de geometria numa abordagem não tradicional, a partir da construção de uma Sequência Didática para aplicação em espaços de Educação Profissional e Tecnológica, mais especificamente, o Ensino Médio Integrado (EMI). Para desenho da Sequência Didática, tomamos por base a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) a partir das concepções de aprendizagem dialógica de Freire, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a interdisciplinaridade. A SEI que trazemos como resultado deste trabalho, aborda aspectos geométricos ligados a bidimensionalidade e tridimensionalidade numa junção de conhecimentos da matemática e da arte, e está estruturada em quatro etapas: problema, sistematização do conhecimento, contextualização social do conhecimento e atividade de avaliação. Além de se constituir como um material para melhoria do ensino de geometria em espaços reais de sala de aula, este trabalho contribui e motiva pesquisas na interface do ensino da matemática com o campo da educação profissional, principalmente no pensar currículos e proposições didáticas visando à formação integral alicerçados nas bases teóricas que remetem ao EMI.


 


 

Publicado
2021-04-07
Como Citar
DE JESUS, Nelman Alves Ribeiro et al. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO UNIVERSO DA EPT: ABORDANDO BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE A PARTIR DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. Ensino em Foco, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 76 - 91, abr. 2021. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/799>. Acesso em: 06 maio 2021.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##