HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • V. L. Oliveira
  • L. J. Callegario
  • C. B. Hygino
  • G. F. Rosa
  • M. P. Linhares

Resumo

Nas últimas décadas, houve iniciativas significativas de aproximação entre a história da ciência (HC) e o ensino das ciências. Mas especificamente nas licenciaturas é cada vez maior a preocupação em se utilizar esta abordagem (MOURA, 2012; GATTI, 2010; GIL PÉREZ, 1998; MARANDINO, 2003; BRITO ET AL, 2004; DUARTE, 2004). No presente trabalho apresentamos uma proposta didática desenvolvida na disciplina Evolução dos Conceitos da Física I formação inicial de professores de Física, no segundo período. Nesta proposta buscamos abordar a história da ciência a partir de episódios históricos e também auxiliar a prática pedagógica dos futuros professores de física, no que tange a inserção da história da ciência em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho adotamos como estratégia de ensino o estudo de caso como proposto por Linhares e Reis (2008). No presente trabalho utilizamos o método da Análise Textual Discursiva para analisar as respostas dos alunos no primeiro e terceiro passo do estudo de caso.

Biografia do Autor

V. L. Oliveira

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - CCT - Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

L. J. Callegario

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - CCT - Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

C. B. Hygino

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - CCT - Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

G. F. Rosa

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - CCT - Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

M. P. Linhares

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - CCT - Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

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Publicado

2016-06-03