DISCUSSÃO PRELIMINAR DO ENSINO DE ASTRONOMIA

Autores

  • Silvia Carla Cerqueira Porto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • Vera Aparecida Fernandes Matin Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

A Física é defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como sendo algo que deve apresentar-se com um suporte tal que, seja permitido não só facilitar a convivência dos seres humanos com os fenômenos naturais como também a compreensão do Universo distante. Uma das discussões sobre o tema é a qualificação do corpo docente que leciona aulas que envolvem assuntos de Astronomia sugeridos pelos PCN, já que na década de 70 era defendida a idéia de que tais docentes deveriam ter formação especifica em Astronomia ou formação em Física. Neste trabalho discutiremos de uma forma geral, como são oferecidos os conteúdos de astronomia nos cursos de física e geografia e como o Observatório Astronômico Antares/UEFS, através de palestras em auditório, exposições no planetário e experimentos interativos assim como as exposições permanentes, tem contribuído para facilitar na descrição e na compreensão de conceitos básicos relativos à Física e à Astronomia para o público escolar e público em geral.

Referências

FERRI, M. G., MOTOYAMA, S.; 1979, Histórias das Ciências no Brasil”, EPU/EDUSP.

MACHADO, L. E. S.; 1972, “O Ensino de Astronomia em Nível de Graduação e Sua Adequação ao Regime Universitário Brasileiro”, Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

OLIVEIRA-FILHO, K. S., Oliveira-Saraiva, M. F.; 2000, Astronomia e Astrofísica (CD), Editora da Universidade, UFRGS, ISBN: 85-7025-540-3

ROCHA, J. F. et. al (org);2002, Origens e Evolução das Idéias da Física, EDUFBA.

Downloads

Publicado

2016-06-16