A ARTE NA EDUCAÇÃO E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Antonio Reinaldo Santos Alves
  • Taíse dos Santos Alves UNEB - Campus XI - Serrinha Departamento de Educação

Resumo

As discussões sobre o ensino da arte necessitam apontar para as realidades culturais, sociais e econômicas vivenciadas pelos educandos nos mais diversos lugares no Brasil. Suas perspectivas metodológicas, relevâncias e aplicabilidade na educação devem ter como pano de fundo o que as comunidades onde estão inseridas as escolas veem como artes e de que formas as demais realidades vivem e convivem com as artes, para que esta não se torne algo elitista e distante de um público. Sobretudo quando pensamos no ensino de artes na Educação de Jovens e Adultos, percebemos ainda um campo ausente de discussões e de propostas. Queremos aqui, partindo de nossos conhecimentos sobre EJA, fomentar as intervenções já existentes e propor uma possibilidade de aporte metodológico.A Arte é pensada aqui numa perspectiva de formação humana e quais seriam os rumos e caminhos da arte na EJA.

Referências

BARBOSA, Ana Maria. Arte, Educação e Contemporaneidade. São Paulo: Cortez, 2005.

BRASIL. Parâmetros curricular es nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Campinas: UNICAMP, 2000.

LARROSA BONDIA. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista brasileira de educação. Nº 19. São Paulo: Jan-Abr, 2002.

PENTEADO, A. M.. & PUIG, Daniel. Arte na Eja. Documento de Reorientação Curricular. Programa Sucesso Escolar. Secretaria de Estado de Educação, Governo do Rio de Janeiro: 2005.

RIBEIRO, Vera Masagão (coor). Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa, Brasília: MEC, 1997.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1963.

Downloads

Publicado

2016-07-01