O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Promovendo aprendizagem significativa através de jogos e brincadeiras

Autores

  • Nadja Núbia Ferreira Leite Cardoso IFBA
  • Maria das Graças Almeida dos Santos

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Educação Infantil. Jogos e Brincadeiras na educação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança, entendendo o lúdico como um caminho para a construção do conhecimento e aprendizagem significativa na educação infantil. Aponta o planejamento como essencial para que as brincadeiras sejam um lugar de resgate e/ou valorização cultural, letramento, socialização, criatividade, reconhecimento e uso de regras e valores, contemplando a diversidade, o tempo de cada atividade e o ritmo de aprendizagem de cada criança.  Este estudo justifica-se pela importância de pesquisas relacionadas à docência da educação infantil, onde o jogo pode ser inserido no planejamento pedagógico como uma estratégia para que conteúdos da realidade sejam trabalhados de maneira prazerosa e efetiva com as crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, produzida por meio de um estudo teórico, a qual traz algumas reflexões sobre o uso de jogos na educação infantil, considera o jogo na concepção de Piaget, Vygotsky e Wallon e reforça a importância do planejamento escolar no ensino nessa perspectiva. Certamente este estudo, ainda introdutório, abre caminhos para pesquisas mais aprofundadas sobre o uso de jogos e brincadeiras na educação infantil, de maneira prazerosa e significativa, visto que o brincar faz parte da criança e a escola é considerada o lugar da aprendizagem.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

CARDOSO, . N. F. L.; DOS SANTOS, . das G. A. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Promovendo aprendizagem significativa através de jogos e brincadeiras. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 154–172, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/1187. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação, Cultura e Linguagens