O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Promovendo aprendizagem significativa através de jogos e brincadeiras
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Educação Infantil. Jogos e Brincadeiras na educação.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança, entendendo o lúdico como um caminho para a construção do conhecimento e aprendizagem significativa na educação infantil. Aponta o planejamento como essencial para que as brincadeiras sejam um lugar de resgate e/ou valorização cultural, letramento, socialização, criatividade, reconhecimento e uso de regras e valores, contemplando a diversidade, o tempo de cada atividade e o ritmo de aprendizagem de cada criança. Este estudo justifica-se pela importância de pesquisas relacionadas à docência da educação infantil, onde o jogo pode ser inserido no planejamento pedagógico como uma estratégia para que conteúdos da realidade sejam trabalhados de maneira prazerosa e efetiva com as crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, produzida por meio de um estudo teórico, a qual traz algumas reflexões sobre o uso de jogos na educação infantil, considera o jogo na concepção de Piaget, Vygotsky e Wallon e reforça a importância do planejamento escolar no ensino nessa perspectiva. Certamente este estudo, ainda introdutório, abre caminhos para pesquisas mais aprofundadas sobre o uso de jogos e brincadeiras na educação infantil, de maneira prazerosa e significativa, visto que o brincar faz parte da criança e a escola é considerada o lugar da aprendizagem.
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