Implantação das análises físico-químicas da própolis no laboratório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Autores

  • Alvanice Silva Lins
  • Ana Paula Pereira da Silva Faculdade de farmácia, Estácio/ (Centro Universitário da Bahia) FIB Salvador, Bahia, Brasil.
  • Marcus Luciano Souza de Ferreira Bandeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Porto Seguro, Bahia, Brasil.
  • Marina Siqueira de Castro Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, BA

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v1i01.365

Resumo

A própolis é uma mistura complexa, resinosa e balsâmica coletada pelas abelhas nos ramos, flores, pólen, brotos e exsudados de árvores. Apresenta muitas propriedades biológicas como antifúngica, antioxidante, antiviral, antimicrobiana e anticariogênica, sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial. O presente estudo objetivou descrever detalhadamente a implantação de metodologias de análise físico-química da própolis, em conformidade com a norma NBR ISO/IEC 17025:2005. Para implantação das análises físico-químicas da própolis em laboratório é preciso ter respaldo da legislação, que institui medidas e normas as quais norteiam as questões técnicas e de qualidade. Para isto, é necessário utilizar metodologias preconizadas pelo MAPA (Instrução Normativa n.° 3/2001) e seguir as orientações da ANVISA (Resolução-RDC nº 132/2003). A metodologia utilizada foi pesquisada em base eletrônica, revistas, teses, livros, dissertações, periódicos e trabalho experimental realizado na Unidade laboratorial APA da EBDA. A amostra da própolis analisada foi proveniente de Pojuca-Bahia. Obteve-se como resultado a criação de POP’s para sete determinações, criação de controle interno de qualidade, teste e validação dos métodos cinzas e perda por dessecação, bem como obtenção da expressão de resultados para composição do laudo de análises da EBDA para estas duas análises, além de produção de material bibliográfico para atender a necessidade de publicação sobre o tema. Portanto, espera-se que a implantação da metodologia de análises físico-químicas em própolis na EBDA contribua com a disseminação desta técnica e possibilite a implementação de ações que venham a garantir a melhoria da qualidade da assistência à saúde e segurança alimentar.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

LINS, . S.; PEREIRA DA SILVA, . P.; DE FERREIRA BANDEIRA, . L. S.; DE CASTRO, . S. Implantação das análises físico-químicas da própolis no laboratório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 20, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v1i01.365. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/365. Acesso em: 23 abr. 2024.