Efeito do agente precipitante na formação cristalina em materiais nanoestruturados Fe2O3 sintetizados através do processo sol - gel

Autores

  • Haroldo José dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus Eunápolis
  • Ludmilla Carvalho Porto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus Eunápolis

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v2i02.382

Resumo

A teoria aliada a atividades práticas são fundamentais no processo EnsinoAprendizagem e torna o ensino de Química mais significativo. Nesse trabalho foram sintetizados materiais á base de óxido de ferro (III) através do processo sol-gel não hidrólítico, utilizando o cloreto de ferro (III) e dois diferentes precursores o hidróxido de sódio e a uréia. O sólido sintetizado com hidróxido de sódio foi denominado FeNa e aquele obtido com uréia como FeUr. A partir dos resultados de difração de raios-X, verificou-se reflexões relacionadas ao padrão da hematita, em todos os sólidos obtidos. O tamanho médio dos cristais do óxido de ferro foi realizado com o auxílio da técnica de difração de raios-X e aplicando-se a Equação de Scherrer. Os resultados obtidos indicaram a obtenção de materiais nanoestruturados confirmando a eficiência do método utilizado. Verificou-se também que ambos os materiais apresentaram o padrão da hematita mostrando que os agentes precipitantes não foram determinantes na formação da estrutura cristalina dos materiais.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

DOS SANTOS, . J.; PORTO, . C. Efeito do agente precipitante na formação cristalina em materiais nanoestruturados Fe2O3 sintetizados através do processo sol - gel. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 8, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v2i02.382. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/382. Acesso em: 18 abr. 2024.