POKÉZOO: Modo de aprender Zoologia

Autores

  • Mauricio de Oliveira Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Anne Fabriele Alves Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Clarissa Lopes de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Iana Lare Gomes Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Quênia Batista de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Suzane Moreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Magno Clery da Palma Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v10i10.524

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma proposta metodológica, com uso de um material didático em forma de jogo que foi pensado e elaborado durante a disciplina Práticas de Zoologia Aplicada à Educação Básica, associada ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e que por sua vez, é voltado para às ações dos professores, a fim de facilitar o aprendizado e a interação entre os alunos. Sabe-se que os jogos didáticos atualmente são vistos como uma prática de ensino presente em diferentes níveis escolares, visto que é método que facilita o aprendizado e a compreensão do conteúdo de uma forma lúdica, motivadora e divertida, o que possibilita uma maior relação dos conteúdos com a vida cotidiana. Diante de tais pressupostos, o presente trabalho, foi inspirado no conceito de pesquisa de desenvolvimento que ocorreu no período de novembro de 2016 a março de 2017, na UESB, campus de Vitória da Conquista, BA. Tudo teve início a partir de encontros ocorridos na Universidade e após uma visita a uma escola e conversas com alunos e professores, o tema Reino Animalia foi escolhido para a construção de um material didático. Desta forma, a criação do material didático em forma de jogo, surgiu com base no jogo eletrônico que se disseminou rapidamente pelo Brasil, o Pokémon Go. Assim, nasceu o Pokézoo, um jogo didático confeccionado para auxiliar o professor de Ciências e Biologia na abordagem dos filos do Reino Animalia. A partir da aplicação do jogo com os alunos, o professor será capaz de avaliar se o mesmo conseguiu atingir tais objetivos inicialmente propostos, e se o uso do jogo “Pokézoo” conseguiu proporcionar uma socialização dos conteúdos de zoologia satisfatória.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Como Citar

SILVA, . de O.; FERRAZ, . F. A.; DE OLIVEIRA, . L.; SANTOS, . L. G.; DE OLIVEIRA, . B.; DOS SANTOS, . M.; SANTOS, . C. da P. POKÉZOO: Modo de aprender Zoologia. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 10, n. 10, p. 72–88, 2019. DOI: 10.55847/pindorama.v10i10.524. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/524. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)