DISCURSO DE MASCULINIDADE E FEMINILIDADE PRESENTES NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO IFBA- CAMPUS EUNÁPOLIS

Autores

  • Beatriz Leal Tamandaré Estudante de IC (bolsista Fapesb) do Instituto Federal da Bahia – campus Eunápolis
  • Flaviane Ribeiro Nascimento Professores do Instituto Federal da Bahia – Campus Eunápolis
  • Ivanildo Antônio dos Santos *Professores do Instituto Federal da Bahia – Campus Eunápolis.
  • Letícia Martins Freitas Rocha Professores do Instituto Federal da Bahia – Campus Eunápolis.

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v8i8.585

Resumo

A proporção desigual de mulheres dentro das áreas das ciências exatas e tecnologias se deve, dentre outros fatores, a uma elaboração sócio histórica relacionada à supostos papéis sociais atribuídos aos sexos feminino e masculino devem reproduzir, de acordo com os ditames patriarcais. Nessas áreas, a força física e a capacidade intelectual são associadas à figura masculina, de modo que as mulheres são excluídas, pois são consideradas inaptas para tarefas tidas como “tarefas de homem”. A partir dessa observação, o presente trabalho foi construído com o intuito de identificar discursos de masculinidade e feminilidade presentes no Curso de Engenharia Civil do IFBA – campus Eunápolis, a partir de um levantamento de dados envolvendo o corpo docente, o corpo discente e material didático utilizado no curso, a fim de trazer à tona a discursividade constante das representações do ser homem e do ser mulher. Para tanto, foram utilizadas ferramentas analíticas como os conceitos de “gênero”, “masculinidade hegemônica” e “políticas de masculinidade” (SCOTT, 1990; CONNELL, 1995; BOURDIEU, 1997; CONNELL, MESSERSCHMIDT, 2013), bem como análises estatísticas, para as quais foi utilizado o programa Microsoft Excel® 2016.

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Publicado

2019-04-23

Como Citar

TAMANDARÉ, . L.; NASCIMENTO, . R.; DOS SANTOS, . A.; FREITAS ROCHA, . M. DISCURSO DE MASCULINIDADE E FEMINILIDADE PRESENTES NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO IFBA- CAMPUS EUNÁPOLIS. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 8, n. 8, p. 14, 2019. DOI: 10.55847/pindorama.v8i8.585. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/585. Acesso em: 22 dez. 2024.

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