A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: Percepções de professores de sociologia da cidade de Londrina tendo como parâmetros as categorias conteúdo e forma
DOI:
https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.716Palavras-chave:
Pesquisa Científica, Ensino de Sociologia, Ontologia do Ser Social, Conteúdo e FormaResumo
O artigo tem como objetivos compreender por meio das percepções dos professores de Sociologia das escolas públicas da cidade de Londrina o conceito de pesquisa científica e como esta é trabalhada no cotidiano da sala de aula, tendo como parâmetro as categorias conteúdo e forma. A relevância deste estudo consiste em que o desenvolvimento das Ciências em geral está associado ao ensino dos seus conhecimentos e na consolidação desses conhecimentos na sociedade e na formação de um pensamento social criativo e desnaturalizador dos diferentes aspectos da realidade. Como metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, onde se adotou a pesquisa do tipo bibliográfica e de campo, tendo como parâmetro os pressupostos do método Materialismo Histórico-Dialético e como fio norteador as categorias conteúdo e forma. O estudo aponta que não obstante os documentos estudados apontarem a importância e a necessidade em se trabalhar com a pesquisa científica no Ensino Médio é notável nas respostas dos professores uma percepção que contradiz os documentos legais, afirmando a emergência e a necessidade de a escola por meio do seu currículo e da ação pedagógica do professor da Educação Básica em utilizar-se dessa realidade e dos amparos institucionais para assim mediar o contato entre professor, aluno e a pesquisa científica, proporcionando inúmeras estratégias que possibilitem o caminhar do processo educativo, problematizando, questionando, dialogando, ouvindo os alunos, ensinando-os a argumentar, contribuindo positivamente na construção da autonomia e auxiliando a expressarem o pensamento social, político e cultural.
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