DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO FINLANDÊS E SEUS “ECOS” NA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.912Palavras-chave:
Finlândia, Aprendizagem, Profissionalização, CurrículoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a organização curricular do Sistema Educacional Finlandês, realizando uma análise comparativa com o currículo brasileiro no tocante ao Ensino Médio. Segundo Salberg (2015), o Finnish Way é um modelo educacional baseado na confiança e nos aspectos culturais da Finlândia. Queiroz (2018) salienta que a organização curricular do Ensino Médio das Escolas Técnicas da Paraíba (ECIT’s) se assemelha ao modelo de ensino Médio adotado na Finlândia, principalmente as escolas vocacionais (vocational upper). Além disso, outras questões são debatidas, por exemplo, Ensino de Sociologia, Profissionalização do Professor e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esses assuntos são mobilizados para compreender de maneira mais abrangente o modelo adotado pela Finlândia, apresentando as similitudes e os distanciamentos. A metodologia aplicada ocorreu por intermédio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas direcionadas ao professor Ivandro Batista Queiroz entre 2017 e 2018, o professor Ivandro participou do intercambio Gira Mundo na Finlândia, trazendo reflexões pertinentes sobre o modelo de ensino aplicado no país nórdico. Os resultados apontam que os distanciamentos entre o modelo finlandês e o brasileiro são maiores que as proximidades, isso ocorre em detrimento de características socioculturais, políticas e econômicas.
Palavras-chave: Finlândia. Aprendizagem. Profissionalização. Currículo.
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