Políticas de Seção

Fluxo contínuo para envio de manuscritos e a submissão é exclusivamente pelo sistema eletrônico da revista.

EDITORIAL

De responsabilidade dos Conselhos Editorial ou Consultivo, deve ter no máximo 8.000 caracteres com espaço.

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

 ARTIGOS CIENTÍFICOS

Devem trazer resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental e conceitual. Os manuscritos não deverão ultrapassar os 40.000 caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas.

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

 ARTIGOS DE REVISÃO

Devem ser textos baseados exclusivamente em fontes secundárias, submetidas a métodos de análises já teoricamente consagrados, temáticos ou de livre demanda, podendo alcançar até o máximo de 45.000 caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas.

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

 ARTIGOS DE OPINIÃO

Textos que expressem posição qualificada de um ou vários autores ou entrevistas realizadas com especialistas no assunto em debate na Revista. É um “texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 1994, p. 01). Os textos não deverão ultrapassar os 20.000 caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas.

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

 RELATO DE EXPERIÊNCIA

Descrevem, precisamente, uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Os relatos de experiências consistem numa modalidade de investigação cientifica, sendo obrigatória a demonstração de uma experiência prática para maior compreensão e fundamentação de uma teoria. Os textos não deverão ultrapassar os 40.000 caracteres com espaço incluindo as referências bibliográficas.

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

 RESENHAS

Análises críticas de livros publicados nos últimos dois anos, cujo texto não deve ultrapassar 2,5 mil palavras incluindo as referências bibliográficas. Os autores da resenha devem incluir no início do texto a referência completa do livro. As referências citadas ao longo do texto devem seguir as mesmas regras dos artigos. 

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

 DOSSIÊ TEMÁTICO

Conjunto de artigos abordando temáticas inovadoras e que atenda ao foco e escopo da revista. O dossiê deve ser proposto por um ou mais pesquisador(es) doutor(es), na condição de organizador(es). Os proponentes deverão enviar um e-mail para revistapindorama@ifba.edu.br ou pindoramarevista@gmail.com, com a proposta do dossiê, informando título do mesmo, temática, nomes dos organizadores com titulação e afiliação, problematização do tema e sua justificativa, período de submissão. As propostas serão avaliadas pelo Conselho Editorial, que decidirá sobre o aceite ou não da proposta. Os dossiês serão publicados se tiverem o mínimo de oito artigos com pareceres favoráveis a sua publicação. O(s) organizador(es) acompanhar(ão) a produção editorial do dossiê em todas suas etapas. Os artigos que irão compor o dossiê devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema de operacionalização da revista e estar no formato do template do periódico.

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

 ENTREVISTAS

Compõe sessão especial que pretende divulgar experiências, histórias de vida ou realizações profissionais que atendam ao foco e escopo da revista. A contribuição deve atender ao foco e escopo da revista, bem como às normas de publicação da revista. As entrevistas não podem ultrapassar 5 mil palavras. A entrevista deverá ser precedida de um texto introdutório apresentando o entrevistado entre 200 e 500 palavras.

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares