NECROPEDAGOGIA DA CRUELDADE: As masculinidades tóxicas e seus reflexos em corpos vulneráveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v11i1.827

Palavras-chave:

Necropedagogia, Masculinidade tóxica, Patriarcado, Corpos vulneráveis, Corpos Matáveis

Resumo

Esse estudo promove discussões acerca das pedagogias de morte e seus reflexos nos corpos matáveis a partir das masculinidades tóxicas e hegemônicas, legitimadas por uma espécie de contrato de masculinidade que reúne vários tipos de preconceitos e violências exercidas em pessoas objetificadas e vulneráveis, tanto social, quanto institucionalmente: mulheres e homens negrxs, gays, bissexuais, trans, queers, e pobres, que são julgadxs não aptxs ao trabalho, ao consumo, aos espaços sociais e de poder, ou, simplesmente por não se encaixarem nos moldes de masculinidade patriarcal. É assimilada a essas pessoas a baixa empatia, que dá margem para que seus corpos sejam violentados, massacrados e silenciados. Esse estudo tem o objetivo de contribuir para uma sociedade não patriarcal, menos desigual, não machista, sexista e heterocisnormativa. Foi utilizada a metodolgia qualitativa, de caráter documental, fundamentada nos seguintes autores: Butler (2002; 2017); Segato (2018); Connel (1995;2015); Mbembe (2018); Colling (2018); Bento (2017; 2018); Bauman (1998).

 

Biografia do Autor

  • Rozemberg Guimarães Silva

    Formado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Estudante do Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB; Artista; Poeta; Agitador cultural e Policial Militar.

  • Alexandre Osaniiyi

    Trata-se do professor Alexandre de Oliveira Fernandes, doutor em Ciências da Literatura (UFRJ); Professor de Língua Portuguesa e Literatura do IFBA; professor permanente do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade/PPGREC/UESB/Jequié; professor permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER, da Universidade Federal do Sua da Bahia – UFSB.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

NECROPEDAGOGIA DA CRUELDADE: As masculinidades tóxicas e seus reflexos em corpos vulneráveis. Revista PINDORAMA, v. 11, n. 1, p. p. 147–159, 24 dez.2020.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)