A arquitetura escolar como recurso para a construção de uma história da educação profissional
Palavras-chave:
Arquitetura Escolar. Educação Profissional e Tecnológica. História da Educação.Resumo
Este trabalho procura analisar como a arquitetura dos espaços físicos escolares contribui para a construção de uma história da educação. A pesquisa tem como lócus de investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), a partir da análise e comparação entre dois de seus campi. A metodologia utilizada se fundamentou em uma análise qualitativa, tendo por recursos projetos arquitetônicos, assim como documentos históricos e registros fotográficos atuais. O estudo permitiu-nos concluir que a arquitetura dos espaços físicos do IFMG se constitui de uma variedade de espaços edificados em tempos distintos, que se interconectam à medida que novas edificações vão surgindo, formando um conjunto arquitetônico marcado por características estéticas bastante diversas, que se agrupam no seu objetivo final, que é ser um equipamento da educação. A convergência desses diferentes contextos históricos e arquitetônicos em novos espaços educacionais não apenas reflete mudanças físicas, mas uma evolução nas políticas e práticas educacionais, buscando atender às demandas e desafios do mundo contemporâneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica em Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional