A arquitetura escolar como recurso para a construção de uma história da educação profissional

Autores

  • Alexander Fuccio de Fraga e Silva Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG
  • Pablo Menezes e Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG

Palavras-chave:

Arquitetura Escolar. Educação Profissional e Tecnológica. História da Educação.

Resumo

Este trabalho procura analisar como a arquitetura dos espaços físicos escolares contribui para a construção de uma história da educação. A pesquisa tem como lócus de investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), a partir da análise e comparação entre dois de seus campi. A metodologia utilizada se fundamentou em uma análise qualitativa, tendo por recursos projetos arquitetônicos, assim como documentos históricos e registros fotográficos atuais. O estudo permitiu-nos concluir que a arquitetura dos espaços físicos do IFMG se constitui de uma variedade de espaços edificados em tempos distintos, que se interconectam à medida que novas edificações vão surgindo, formando um conjunto arquitetônico marcado por características estéticas bastante diversas, que se agrupam no seu objetivo final, que é ser um equipamento da educação. A convergência desses diferentes contextos históricos e arquitetônicos em novos espaços educacionais não apenas reflete mudanças físicas, mas uma evolução nas políticas e práticas educacionais, buscando atender às demandas e desafios do mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

Pablo Menezes e Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG

Doutor em História pela UFMG (2013), mestre em História pela mesma Universidade (2005), e graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, atuando como professor de História, e como professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG (PPGET). Tem experiência na área de História e Culturas Políticas, e tem se dedicado ao estudo da História da Educação Profissional Brasileira, tratando da construção dos conceitos, dos projetos políticos-legislativos e personagens relativos ao tema.

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Publicado

2024-12-18